Falar sobre suicídio ainda é um tabu nos dias atuais. As pessoas estão, cada vez mais, acostumadas à julgar as atitudes umas das outras, sem levar em conta as diferentes experiências e vivências de cada um. E aquelas que estão pensando em cometer suicídio, costumam ser mau compreendidas e, muitas vezes ignoradas.

Neste texto, vamos conversar sobre:

  • Julgamentos de terceiros quando alguém diz que pensa em cometer suicídio.
  • A ciência explica o desânimo e a falta de motivação
  • Como a terapia online pode ajudar pessoas que pensam em se suicidar.

        Você já passou por um momento tão difícil na sua vida, em que, por um momento, nada pareceu fazer mais sentido? A vida deixou de ter um propósito ou você se sentiu como se estivesse dentro de um emaranhado de acontecimentos, sem saber como poderia se libertar, exceto dando cabo à própria existência?
        Pessoas que pensam em cometer suicídio, muitas vezes se encontram diante dessas situações, onde nada parece ter uma solução ou a falta de um propósito deixa aquela sensação de que não há mais nada à ser feito. E, para completar, costumam ser incompreendidas em seus pensamentos e atitudes. Muitas pessoas as apontam como fracas e julgam sua maneira de pensar e se expressar, sem compreender o que realmente se passa.
        A pessoa que sofre sabe intimamente de seus receios e suas angústias, porém, quem exerga de fora da situação, não consegue sentir o mesmo, pois vive outras experiências e outros momentos. Nessa hora, mora o perigo de julgar e maldizer os pensamentos e atitudes do outro, pois quando alguém não compreende o que se passa, não possui argumentos para suas palavras, que se tornam vazias.
        Quando uma pessoa pensa em cometer suicídio, geralmente, já pensou em todas as outras possibilidades para lidar com seus problemas e já não consegue encontrar uma saída, pois, muitas vezes, a angústia que sente, veda quaisquer possibilidades de enxergar o que está além de tudo aquilo.

Acompanhamento terapeutico

        Se você ja pensou ou tentou cometer suicidio, certamente já ouviu alguém falar, "Você deve procurar um psicólogo!". Mesmo vindo de alguém completamente leigo em relação ao que você está passando, esse conselho, realmente, pode ser o melhor, pois a terapia pode, sim ajudar em casos como este.
        O profissional de psicologia possui um olhar analítico e observador diante dos fatos trazidos em terapia e, através de técnicas estudadas com muito afinco durante a universidade, pode, sim, auxiliá-lo no processo de superação dos conflitos que se mostram como gatilhos para o desejo de desistir de viver.

Menos Neurotransmissores


        Sim! Também há uma explicação científica para os casos onde o desejo de cometer suicídio provém de um quadro depressivo. Segundo estudo realizados, pessoas com depressão, produzem uma menor quantidade dos neurotransmissores diretamente ligados às sensações de ânimo e prazer, a Serotonina e a Dopamina. A baixa quantidade destes neurotransmissores contribui para o desânimo e a falta de vontade, sendo estes, praticamente, os primeiros gatilhos que indicam o transtorno depressivo.
        Como se não bastasse a baixa produção de neurotrasnmissores, em uma pessoa depressiva, os neurônios tem maior dificuldade para se comunicar, por causa da diminuição destas substâncias no organismo.

Estou com vontade de cometer suicídio, e agora?

        Além das questões pessoais e sentimentais, também vimos implicações no cérebro que podem estar contribuindo para isso, então, sem desespero. Se você está desejando cometer suicídio eu não estou aqui para julgar seus pensamentos e atitudes, mas para tentar auxiliar, de alguma forma.
        Muitas vezes, essa nuvem negra que paira em meio à angústia e tristeza pode permanecer durante anos, se não for cuidada com toda a atenção e dedicação. Muitas pessoas já vieram até mim para dizer que pensam em cometer suicídio há anos e que pretendem dar cabo à própria existência, cedo ou tarde. Mas o importante é que nunca é tarde para cuidar da própria saúde e tentar ajudar a si mesmo!
        O Centro de Valorização à Vida é um portal criado para auxiliar pessoas que estão com sentimento de cometer suicídio. Através do telefone 188, durante 24h por dia, todos os dias, pessoas que pensam em se suicidar, podem conversar em sigilo com alguém sobre suas angústias, sem que seja julgado por seus pensamentos.
        Então, se você está pensando em cometer suicídio, conversar com alguém através do Centro de Valorizção à vida é imprescindível para que você possa receber ajuda imediata. Porém, após esse primeiro momento de desabafo, é importante que você procure por um profissional de psiquiatria e psicologia para te judarem de maneira mais aprofundada a superar o que o deixa angustiado.

O tratameto

        Como dito anteriormente, em casos depressivos, menos neurotransmissores são produzidos pelo organismo. Ao procurar por um psiquiatra, ele utilizará medicamentos que auxiliam na produção destes neurotransmissores, aumentando assim, os níveis de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.

        Com o tratamento psicológico, o profissional irá te auxiliar a compreender aspectos da sua vida, que são gatilhos para seus desejos suicidas. Também de uma forma imparcial, sem julgar as suas atitudes e vontades, o terapeuta poderá ajudá-lo a descobrir como idar com estes gatilhos e superá-los, podendo encontrar assim, um novo propósito para a sua exstência.

Quando a Terapia Online é indicada?

        Você já ouviu falar em terapia online? É igual a uma terapia convencional, porém realizada através de um computador ou smartphone conectados à internet. O terapeuta e o paciente se encontram através destes dispositivos e realizam a sessão sem precisarem se locomover até uma clínica.
        Com a Expire Psicologia, você pode realizar sua terapia no conforto, segurança e privacidade da sua casa, ou de onde você quiser. Sem precisar gastar dinheiro para se locomover, enfrentar trânsito, perder tempo no trajeto. Basta acessar www.expire.com.br e agendar suas sessões.

        Se você está pensado em cometer suicídio, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível, para evitar que algo mais sério aconteça. Como citado anteriormente, é recomendado que você procure o Centro de Valorização à Vida, imediatamente. Isso se estende ainda, para familiares e amigos de alguém que pensa em cometer suicídio e buscam por mais orientações ou apoio emocional.
        Após esse primeiro contato, é importante seguir com o acompanhamento psiquiátrico e terapêutico, uma vez que o momento mais crítico do desejo suicida tenha passado. Agora, sim, você pode agendar sua terapia online, sabendo que mantém o desejo de se suicidar sob controle, para poder, com a ajuda do terapeuta, trazer um novo significado para as suas angústias e descobrir como superá-las.

Os textos abaixo podem ser interessantes para que você possa compreender mais sobre suicídio e depressão:

Clique aqui para ir até o texto!
Clique aqui para ir até o texto!

A Expire Psicologia possui uma equipe de bons psicólogos para realizar sua terapia online!
Saiba mais em: www.expire.com.br