Tem algum lugar no mundo que você morre de vontade de conhecer, porém nunca esteve lá, por medo de viajar sozinho? Sente medo da solidão, da violência, ou apenas acredita que a viagem não será tão interessante se voce não estiver acompanhado! Você pode estar perdendo uma oportunidade única!

Neste texto vamos conversar sobre:

  • Enfrentar o medo para viajar sozinho
  • Boa pesquisa e planejamento da viagem
  • A viagem não dura para sempre

       Pense em todos os motivos que o impedem de dar o primeiro passo para conhecer um lugar incrível no mundo. Se um desses motivos for porque ninguém mais deseja ir com você, se prepare para receber algumas dicas de como enfrentar o medo de viajar sozinho e como fazer uma viagem segura e tranquila.
       Agora, por alguns instantes, feche os olhos e imagine detalhadamente o lugar que você mais deseja conhecer no mundo. Certamente você já viu fotos na internet, ou até já "andou" pelas ruas através do Google street view. Pense no que gostaria de fazer por lá, em como as pessoas são, nas sensações que sentiria se estivesse lá nesse exato momento.
       E se eu te disser que você pode ver e sentir tudo isso pessoalmente, sem medos e inseguranças! Criar coragem para viajar sozinho irá abrir um leque de possibilidades para que você possa enxergar o mundo de uma forma mais simples. Primeiro, é claro, é preciso que você se prepare psicologicamente para embarcar nessa e é nesse ponto que eu vou te ajudar com algumas dicas simples e eficazes.

Descubra quais são os seus medos

Faça um lista de tudo que te impede de viajar sozinho. Se tem medo do que vão pensar, medo da violência, medo de não fazer amigos... Ao fazer uma autoreflexão você passa a conhecer melhor quais são os seus receios e, compreendendo-os pode escolher deixar que eles te dominem ou dominá-los. Para destravar estes obstáculos e conseguir realizar o que deseja, você precisa escolher a segunda opção e dominar seus medos, desta forma, as suas atitudes serão movidas pela sua força de vontade e não, pelo seu medo.

Pesquise

Absorva muita informação sobre o destino que você deseja ir. Veja como foi a experiência de outras pessoas que viajaram sozinhas para lá. O que elas indicam? Desta forma, você pode ficar atento à questões de segurança, idioma local, boa localização de hospedagem, tipo de alimentação local e evitar possíveis perrengues em sua viagem.

Planeje-se

Planejar uma viagem é delicioso! Você pode pensar nos lugares que gostaria de conhecer, os programas que deseja fazer e o passo a passo para realizar cada um deles. Veja a logística de sua viagem muito bem, para evitar complicações.
       - Pense quais são os meios de transporte que serão utilizados em sua chegada e em seus passeios pela cidade.
       - Se hospedar no centro da cidade geralmente é mais seguro e te deixa mais próximo às atrações locais. Hosteis e AirBnb podem ser uma boa para conhecer novas pessoas e se enturmar.
       - Conheça as regras do lugar. Se é permitido beber na rua, por exemplo. Se a cidade para onde você vai tem fama de ser violenta, pesquise quais os horários são mais perigosos e evite ficar ao ar livre nesses, prefira ambientes fechados. Pesquise também os locais mais seguros para não dar bobeira.
       - Esteja sempre de olho em sua bolsa e seus documentos. Nunca, mais nunca mesmo, os deixe sozinhos.
       - Não exagere na bebida alcoólica! Quando estamos viajando sozinhos precisamos redobrar a nossa atenção, portanto, responsabilidade ao beber é essencial.
       - Conheça algumas palavras na língua local ou em inglês. Isso lhe permitirá compartilhar experiências com outras pessoas durante a viagem.

Lembre-se que a viagem não durará para sempre!

       Mesmo viajando sozinho, você irá, inevitáelmente conhecer novas pessoas. Irá compartilhar alguns instantes de sua viagem com outros viajantes ou habitantes locais, porém, a frequencia disso, depende muito do lugar para onde você está indo. Há países onde as pessoas são mais fechadas e reservadas, por exemplo. Mas, no fim das contas, são todos seres humanos e gostam de ser tratados com simpatia e acolhimento.
       Porém, a sua viagem terá sim, momentos onde você estará apenas em sua própria companhia. Voce pode aproveitar esses momentos para apreciar o local, as paisagens e apreciar a si mesmo. No entando, esses momentos solitários não durarão para sempre.
       Portanto, se o seu receio é que a viagem seja solitária, saiba que ela pode sim, variar entre estar acompanhado e estar sozinho, porém, nada disso dura para sempre e os bons momentos vividos são o que ficam na memória!

Test drive

       Se a viagem que você planeja fazer é para um lugar muito distante, com uma cultura muito diferente da sua, você pode fazer um teste drive para compreender como você se porta viajando sozinho em um lugar mais próximo. Se desejar, tire um final de semana, dois dias apenas, e faça uma viagem curta para um lugar que lhe seja agradável. Essa esperiência pode ser muito importante para que você possa compreender certos detalhes que serão necessários em sua viagem futura, detalhes que só se descobre viajando.
       Por exemplo, viajei sozinha de Recife para Brasilia há uns anos atrás. Fiquei por lá não mais do que três dias, mas esse tempo foi suficiente para eu compreender como me portar em uma viagem solitária. Aprendi a compreender mapas, percebi que tinha que planejar cada etapa do processo, pois se não fosse eu, ninguém mais o faria. Me virei no aeroporto para pegar o ônibus pro hotel, descobri que devemos sair do hotel muito cedo se o nosso vôo sai de manhã para evitar trânsito. Conversei com diversas pessoas que me auxiliaram a pegar ônibus, me indicaram restaurantes, me contaram um pouco sobre as suas histórias. Aprendi a me controlar financeiramente para que o meu dinheiro durasse em toda a estadia... coisas assim, que você aprende na hora H!

Não se deixe controlar pelos seus medos, dessa forma, não conseguirá alcançar os seus objetivos. Quem sabe não está perdendo a oportunidade de viver coisas incríveis por estar se deixando levar pelo receio de tentar! Já passei por perrengues de viagem tanto sozinha, quanto acompanhada e posso afirmar que, em ambos os momentos aprendi lições para a vida inteira! Com certeza, depois da sua primeira viagem, a forma como você enxerga o mundo mudará e poderá te permitir se conhecer ainda mais e, quem sabe, realizar outras grandes viagens!

Quando estamos viajando, as nossas habilidades de sociabilizar são colocadas à prova, muitas vezes! No teste abaixo, você poderá saber como andam as suas, além de realizar outros testes, para ansiedade, autoestima, depressão e para saber se seu relacionamento é abusivo!

CLIQUE AQUI PARA FAZER ESTE E OUTROS TESTES!