Você já ouviu alguém dizer que possui um temperamento forte? Ou que conhece uma pessoa com temperamento tranquilo? Apesar de expressarem-se de forma leiga, essas frases não estão erradas! Saiba quais os tipos de temperamento que existem e descubra qual é o seu!

Neste texto vamos falar sobre:

  • O que são tipos de temperamento
  • Quais são os 4 tipos de temperamento
  • Descubra qual é o seu tipo de temperamento!

       Você já parou para observar como certos aspectos do seu comportamento, da sua forma de agir e pensar podem ser determinantes para caracterizar quem você é? Talvez já tenha observado que em certos momentos é mais extrovertido ou introspectivo, mais rebelde, mais calmo, mais tristonho. Observar esses aspectos de si mesmo podem te ajudar a compreender mais sobre as suas questões pessoas e sobre coo você se importa diante dos momentos vivenciados em seu dia a dia.
       O autoconhecimento é um dos principais pilares para alcançar o sucesso pessoal e conhecer em qual tipo de temperamento você se encaixa pode contribuir positivamente para que você haja de acordo com a sua essência, fazendo as melhores escolhas e tomando as atitudes corretas para alcançar os seus objetivos.

Tipos de temperamento

       Mas o que são, afinal, esses tipos de temperamento?
       Os estudos que giram em torno do comportamento humano tiveram início séculos atrás, quando os cientistas visavam observar padrões em certos indivíduos, buscando semelhanças entre estes. Estes padrões podiam ser observados através das escolhas realizadas por cada sujeito, suas atitudes, sua forma de ver a vida e até, de se portar diante dela. Observando estes aspectos, cientistas, psicólogos e filósofos, entre eles, Hipócrates, pereberam a existência de quatro tipos padrões de temperamento que podem ser observados em quaisquer seres humanos que não possuam patologias mentais agravantes.
       Segundo os estudiosos, todas as pessoas "consideradas normais" pela sociedade, se encaixam em um desses tipos de temperamento, podendo, por vezes, apresentar aspectos variados de mais de um comportamento, à depender de como se expressam em cada área de sua vida. Por exemplo, você pode possuir um temperamento X na sua vida profissional e um temperamento Y em seu relacionamento, porém algum destes geralmente prevalece, caracterizando assim, qual é o seu real tipo de temperamento. Outras pessoas, podem ser caracterizadas com apenas um tipo de temperamento fixo, onde, nesse caso, todas as áreas de sua vida expressam claramente o seu temperamento dominante.

Temperamento sanguíneo

À flor da pele! Isso os descreve bem!
As pessoas com este tipo de temperamento sentem as suas emoções em intensidade máxima, no momento em que elas acontecem. Costumam ser mais impulsivos do que racionais, aproveitando o momento presente ao máximo. Porém, uma vez que experienciaram determinada vivência, não costumam guardar muitas lembraças afetuosas e já partem para outra aventura, sendo desprendidos do passado e dos momentos vividos.
São extrovertidas e exageradas em seu modo de falar e se portar, nunca passando despercebidas nos lugares por onde andam. Também costumam ser alto astral, possuem uma boa autoestima e tem positividade, estando sempre dispostos à ajudar as pessoas à sua volta.

Temperamento colérico

Esse tipo de temperamento é caracterizado pela independência, dominância e proatividade. Aqueles que se configuram com temperamento colérico são ativos e correm atrás de seus objetivos com sagacidade. Não se contentam enquanto não tiverem realizado seus sonhos, são insistentes e perseverantes, mesmo diante das dificuldades.
Quando descontentes, demonstram seus sentimentos de forma clara e direta, sem receio de expôr o que pensam, podendo ser vistos como rebeldes, brutos ou frios. Costumam agir pela razão, são calculistas e sinceros. Não têm muita paciência para o que não consideram importante, nem costumam guardar rancores e maus sentimentos dentro de si, uma vez que conseguem extravasá-los.

Temperamento melancólico

Introspecção e uma visão poetizada da vida são características fortes desse tipo de temperamento. As pessoas com temperamento melancólico costumam apresentar sentimentos profundos e fortes, nos quais permanecem submersas por um longo tempo. São rancorosas e isolam-se do mundo com frequência para seus momentos de introspecção. Pensam muito no passado ou no futuro, fantasiam sobre suas vidas e sobre o mundo.
São reflexivas sobre a vida em geral e ótimas para expressar seus sentimentos através da arte. Compositores, pintores, poetas, escultores, escritores... transparecem o que sentem através de suas obras, sendo inclidados à uma criatividade profunda e intensa.
Embora o nome melancólico traga a noção de tristeza, os que possuem esta personalidade nem sempre estão tristes, muitas vezes, apenas possuem uma visão mais romântica da realidade, vivendo esta, intensamente. Ter este tipo de temperamento não significa vivenciar um transtorno depressivo, apesar de que o melancólico pode ter inclinações para desenvolver o transtorno.

Temperamento fleumático

São doces, meigos, pacientes e exelentes observadores. Muito calculistas e com grande capacidade de refletir sobre tudo ao seu redor, estas pessoas são práticas e não costumam vivenciar suas experiências com tanta intensidade, pois enxergam todas as coisas através de uma visão analítica.
Tampouco guardam rancor ou maus sentimentos, pois compreendem que estes não são saudáveis para si mesmo. Sempre dispostos à auxiliar, costumam ser introvertidos em um primeiro momento, porém quando possuem amigos, são fieis e verdadeiros. Sempre expondo suas questões de forma educada, prática e direta.
São mais reservados e costumam optar por ambientes silenciosos. Tendem à ter que lidar constantemente com a indecisão, e a falta de flexibilidade, pois, sua maneira analítica de ver o mundo os faz acreditar que estão quase sempre corretos, os caracterizando como cabeça dura.

No link abaixo você pode descobrir qual é o seu tipo de temperamento! E fazer ainda outros testes para saber como andam a sua ansiedade, seu relacionamento e suas questões consigo mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FAZER ESTE E OUTROS TESTES!