Você já parou para observar como a terapia online vem ganhando espaço nos dias atuais? Se você é um psicólogo, provavelmente chegou até aqui através de suas buscas pelo google e as redes sociais referentes à esse assunto!

Neste texto vamos conversar sobre:

  • O que é terapia online
  • Vantagens de ser um terapeuta online
  • Plataforma de atendimento online gratuita para psicólogos


       Há quem afirme que daqui a alguns anos a tecnologia terá dominado o nosso planeta. Sinceramente, acredito que estamos vivendo um período de transformação, onde, cada vez mais, as pessoas podem realizar suas atividades de forma mais prática e segura. Hoje, ninguém precisa mais sair de casa para caminhar até um ponto de ônibus, se não desejar. É só chamar um Uber! Podemos pedir comida sem sair de casa, ler livros sem precisar ir à uma biblioteca, assistir à filmes recém lançados sem precisar ir ao cinema. Cada vez mais, as pessoas podem administrar seu tempo da melhor forma possível, graças aos avanços tecnológicos!
       Com a terapia online não é diferente! Você, terapeuta, pode realizar muito mais sessões de terapia de forma online, tendo impacto positivo financeiro e em sua qualidade de vida. Mas como assim? Deixe que eu lhe explique melhor! Para isso, preciso, em primeiro lugar explicar melhor o que é a terapia online!

Terapia online

       A terapia online, nada mais é, do que a terapia que conhecemos como convencional, sendo realizada através de um smartphone ou computador, onde psicólogo e paciente não precisam estar presentes em um mesmo ambiente para efetivar a realização das sessões.
       Assim como em uma terapia presencial - dentro de um consultório -, a terapia online busca ajudar o paciente a elaborar e superar as principais queixas que o levaram a procurar por auxílio profissional, porém, isso é feito através da tela do computador de ambos, que devem estar em ambiente confortável, tranquilo e conectados à internet.
       Em novembro de 2018, o Conselho Federal de Psicologia publicou uma resolução facilitando a vida dos profissionais de psicologia para que estes pudessem realizar seus atendimentos online de forma mais abrangente e com menos burocracia. O CFP é inteiramente à favor do atendimento online e reconhece a sua eficácia, exigindo apenas que o psicólogo esteja cadastrado no site E-psi para realizar atendimentos online.
       Em casos de urgência e emergência, como em pacientes com ideação suicida, por exemplo, a terapia online é contra-indicada pelo CFP. Porém, os demais tipos de intervenção podem ser realizados. Todas estas iformações estão contidas na resolução 11/2018, divulgada pelo CFP.
       As sessões de terapia online costumam ocorrer com duração entre 40 minutos e 1h - dependendo da abordagem do terapeuta e costumam ser semanais ou quinzenais. Porém, existem ainda novas modalidades de terapia online, como as que são realizadas através de chat ou por email.


Vantagens da terapia online

       Quais são as vantagens da terapia online para você, terapeuta? Mais do que talvez você possa imaginar! Vou listar aqui as principais vantagens de você se tornar um psicólogo online!

  • Economia de dinheiro - Sim! Como terapeuta online, você não precisa mais arcar com os custos de aluguel em um consultório, gasolina para chegar até uma clínica, passagem de ônibus, metrô ou Uber. Também não precisa lidar com toda a demanda gerada em torno de um espaço físico, como contas de luz, internet, faxineira. Sendo um terapeuta online você pode realizar seus atendimentos de onde você se sentir mais confortável, basta, por exemplo, atender em um quarto de sua casa que seja reservado, tranquilo e com um plano de fundo simples, podendo utilizar a internet de sua própria residência.
  • Economia de tempo - Com a terapia online, você não precisa mais ficar horas no trânsito para conseguir chegar em sua clínica, correndo o risco de se atrasar. Não precisa levantar tão cedo, comer na correria e chegar em casa com o corpo completamente exausto no fim do dia.
  • Segurança - Aqui eu posso abordar dois pontos. O primeiro é a segurança da terapia em si, quando realizada através de site seguro e criptografado, garantindo o sigilo de dados do paciente e das sessões de atendimento. O segundo ponto à ser abordado é que o terapeuta online não precisa ficar exposto aos variados riscos que permeiam as cidades brasileiras. Violência, roubo, bala perdida, furto, sequestro... Infelizmente, vemos casos como esses acontecendo todos os dias em nosso país. Ao realizar seu atendimento em um ambiente confortável e seguro, o terapeuta passa a se expor menos aos riscos acima mencionados.
  • Aumento na qualidade de vida - O terapeuta online faz seus próprios horários, sem precisar se preocupar com as horas gastas em seu trajeto. Ele pode ficar mais tempo perto de sua família, por exemplo, ou viajar e conhecer novos lugares no Brasil, sem precisar interromper seus atendimentos. Com a economia de gastos advinda da terapia online, o terapeuta pode gastar seu dinheiro com muito mais produtividade e conforto, investindo mais, inclusive em sua formação profissional.

       Eu poderia citar ainda mais vantagens, como mais conforto no que se tratando de ambiente de trabalho, mais liberdade para o profissional, segurança em relação às formas de pagamento - que costumam ser realizadas com atencedência. Enfim... a terapia online trás junto à si, amplas possibilidades, onde o paciente e o terapeuta conseguem vivenciar a terapia de forma muito produtiva e eficaz, não perdendo em nada para o atendimento presencial.

Mas e o olho no olho?

       Muitos psicólogos se fazem esta mesma pergunta. Será que existe olho no olho na terapia realizada de forma online? Se pensarmos nesta expressão ao pé da letra, posso responder que sim, existe olho no olho, pois com o avanço da tecnologia, as câmeras de celulares e computadores, muitas vezes, enxergam ainda mais do que os nossos próprios olhos. Psicólogo e paciente se encaram através da câmera e conseguem, sim, construir empatia mesmo quando não se encontram em um mesmo ambiente.
       Pensando nesta pergunta de forma metafórica, o olho no olho acontece de uma forma ainda mais profunda na terapia online. Uma vez, uma psicóloga me disse que seus pacientes online costumam ter maior coragem para expor coisas que jamais trariam para o atendimento presencial, e uma outra me trouxe um comparativo entre atendimentos online e presenciais, afirmando que os atendimentos online  - desta psicóloga - costumam apresentar maiores evoluções, justamente pelo mesmo motivo. Sem estar no mesmo local, aparentemente, estas pessoas se sentiram mais à vontade para falar sobre suas questões pessoais.
       Ainda não há nenhum estudo referente à isto, mas é algo a se pensar. Não ouvi isto apenas de duas psicólogas e, sim, de vários companheiros de profissão!

Que tal testar o atendimento online, sem nenhum custo?

       Talvez, agora que já conversamos sobre o assunto, você queira se aventurar em atendimentos online! A Expire Psicologia é uma plataforma de terapia online onde o terapeuta não paga nada para se cadastrar e para realizar seus atendimentos! As sessões são realizadas de forma segura e criptografada, de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A EXPIRE PSICOLOGIA!