Você sabia que incentivar seus colaboradores a fazer terapia pode impactar diretamente no ambiente organizacional?

Neste texto vamos conversar sobre:

  • A importância da terapia no ambiente de trabalho
  • Psicologia organizacional e terapia individual
  • Terapia online para funcionários

       Você já ouviu falar de um funcionário que precisou tirar uma licença do trabalho para cuidar de suas questões psicológicas? Isso é algo muito sério que vem crescendo nos últimos anos. Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - , 70% dos brasileiros em empregos ativos sofrem com sequelas de estresse profissional. Desses, 30% possuem diagnóstico de "síndrome de burnout" ou síndrome do esgotamento profissional. Sem falar nos dados alarmantes referentes à depressão, onde vemos mais de 75.000 brasileiros sendo afastados do trabalho por ano, uma média que cresce desde 2016. A OMS afirma ainda, que até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.
       Observando estes dados, podemos concluir que  estamos vivendo um momento onde as questões mentais e emocionais não podem ser ignoradas. Estas possuem impacto direto tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional de qualquer pessoa.
       Certamente, você consegue se lembrar de um dia onde não estava se sentindo bem para realizar as suas tarefas. Um dia onde acordou com ansiedade, tristeza ou até preguiça. Neste dia em questão, você consegue se lembrar se acabou não sendo produtivo o suficiente, desatento ou até mesmo, se ficou ainda mais exausto?
       Todos nós temos os nossos dias bons e ruins e o mesmo ocorre aos funcionários de uma empresa. Cada um destes possui suas próprias questões emocionais, seja em sua vida pessoal, seja no ambiente de trabalho e, dependendo de como estas questões estão sendo observadas e vivenciadas por estes, o impacto na produtividade de uma empresa pode ser visível.
       Funcionários descontentes, ansiosos, depressivos ou rancorosos podem refletir o sue desequilíbrio emocional diretamente em suas atividades diárias. Isso, por si só, já causa um grande impacto à vida do sujeito, ampliando-se para suas questões pessoais e profissionais, o que pode trazer grandes prejuízos organizacionais de médio e longo prazo.

A psicologia organizacional

       Amplamente divulgada hoje em dia, a psicologia organizacional está presente em todas as empresas que prezam pelo bem estar e equilíbrio emocional no ambiente de trabalho. Ela busca mediar conflitos existentes no âmbito organizacional, servindo como suporte à questões práticas, diretamente ligadas à uma empresa, como recrutamento e seleção de funcionários, análise de cargos e salários, aplicação de testes comportamentais, promoção de qualidade de vida no trabalho, entre outras funções que visam ajudar a empresa e seus funcionários a vivenciarem um ambiente harmônico e equilibrado dentro da empresa.
       Mas e quando os problemas vão além do ambiente organizacional? Quando eles partem não apenas da convivencia com os parceiros de trabalho, mas também de questoes pessoais e relacionamentos externos à empresa. Como impedir que eles impactem na produtividade do funcionário? Será que isso é possível?

A terapia individual

       Você sabia que o psicólogo organizacional não pode clinicar? Ou seja, apesar de possuir uma escuta clínica apurada e de utilizá-la na organização, pelas regras do Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo organizacional não pode realizar atendimento clínico padrão dentro da empresa. Ele realiza sim, uma escuta da problemática dos funcionários, encaminhando-os para acompanhamento terapêutico com um outro profissional.
       Neste acompanhamento terapêutico, o funcionário realiza uma terapia individual com um psicólogo exclusivamente "seu", onde pode tratar de todas as questões pertinentes às suas dificuldades, estejam estas no ambiente de trabalho ou nas demais áreas da sua vida, como social, familiar, individual e em seus relacionamentos.
       Essa combinação entre psicólogo organizacional e psicólogo clínico é de extrema importância para controlar o impacto do desequilíbrio emocional e mental dentro da sua empresa. Uma vez que seus funcionários cuidam de seus aspectos psicológicos, passam a trabalhar  com muito mais tranquilidade e disponibilidade, contribuindo diretamente na produtividade de sua empresa.
       Manter seus funcionários sempre equilibrados emocionalmente, evita ativamente o absenteísmo e as perdas financeiras derivadas deste. Sem contar que ter funcionários mais felizes e que conseguem lidar melhor com seus problemas contribui tanto para a produtividade, quanto para o bem-estar no ambiente de trabalho, podendo diminuir conflitos internos.

Terapia online para seus colaboradores

       Algo que vem ganhando espaço nos dias atuais é a terapia online. Com ela, seus funcionários podem se conectar com um terapeuta de onde eles estiverem, sem precisar se locomover até uma clínica, economizando em tempo, sem estarem expostos à violência do trajeto e ainda por um preço muito mais em conta do que com a terapia presencial.
       Com a Expire psicologia, seus colaboradores podem ter a oportunidade de realizar terapia individual, cuidar mais de si mesmos e refletir diretamente na sua empresa!

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE TERAPIA ONLINE!


       
Você anda se perguntando se é uma pessoa sociável? Ou deseja saber qual é o seu nível de ansiedade ou se pode estar com depressão? No link abaixo você pode realizar alguns testes para responder à estas e outras perguntas!

CLIQUE AQUI PARA FAZER ESTE E OUTROS TESTES!