Tremores, falta de ar, palpitação e insônia estão entre os sintomas mais comuns de ansiedade. Geralmente, quando alguém se depara com algum momento de ansiedade, essas são as primeiras características apresentadas, porém, existem outros sintomas que, apesar de serem raros, podem estar associados à uma crise.

Neste texto vamos falar sobre:

  • A importância de um diagnóstico médico
  • Sintomas incomuns de ansiedade

Você já passou por momentos onde as coisas ficaram tão complicadas que o seu corpo começou a reagir de forma estranha? Por exemplo, alguma preocupação fez com que você sentisse o seu coração bater mais forte e fez com que houvesse aparente falta de ar em seus pulmões? Ou ainda, sentiu essas sensações mesmo sem nenhum motivo aparente?

Tudo isso pode estar relacionado à ansiedade, porém, existem outras doenças que também podem apresentar os mesmos sintomas. Diversos problemas, como diabetes, hipertensão, distúrbios do coração, fibromialgia e infecção nos rins trazem em seus sintomas aspectos muito característicos aos casos de ansiedade. Por este motivo, antes de uma crise ser diagnosticada, é necessário que você procure auxílio médico para realizar todos os exames necessários e excluir as demais possibilidades.

Mesmo alguém que já teve o diagnóstico de ansiedade anteriormente deve manter-se em alerta e procurar um profissional de medicina quando os sintomas se apresentarem de forma contínua, diferente do que já sentiu no passado, ou estremamente fortes.

Apenas após a exclusão de todas as possibilidades "físicas", podemos cuidar para que a ansiedade seja tratada de maneira eficaz. Geralmente, quando a pessoa que sente os sintomas realiza exames que excluem patologias físicas, esta se sente ainda mais tranquila para dar continuidade ao tratamento e cuidar de sua ansiedade.

Então, se você está sentindo algum destes sintomas, primeiramente deve procurar um médico que realizará os exames necessários de acordo com os sintomas que você apresenta. Desta forma, caso seja detectada alguma patologia, você receberá o tratamento mais adequado, evitando que os sintomas se intensifiquem e algo mais sério possa acontecer.

Saiba mais sobre ansiedade!
Como reconhecer características de ansiedade em si mesmo!

O que você não sabe sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada!

Além dos sintomas que foram citados acima, existem alguns outros que ocorrem com menos frequencia e que podem ser indicativos de ansiedade, após ser excluída a possibilidade de alguma outra doença com as mesmas características. Entre estes, podemos observar:

Náuseas
Em vários casos, pessoas que passam por crises de ansiedade sentem um aperto em seu estômago, chegando muitas vezes, a vomitar e perder o apetite.

Vertigens
A sensação de que o mundo gira ao redor pode acometer pessoas que sofrem ansiedade. Porém, deve-se ficar atento quando esse sintoma aparece de forma contínua, ou após a ingestão de certos alimentos, como chocolate e cafeína, pois nesse caso, pode indicar um caso de labirintite.

Sensação de picadas pelo corpo

Algumas pessoas com ansiedade sentem como se seu corpo sofresse picadas ou agulhadas, especialmente nos braços e nas pernas. Isso também pode ser indicativo de outras doenças, como diabetes ou compressões no nervo ciático.

Choques

Sensações de choque pelo corpo podem indicar ansiedade, porém não parece ser algo tão comum, o que intensifica a necessidade de buscar por acompanhamento médico.

Atraso menstrual e intensificação dos sintomas da TPM

Algumas mulheres com ansiedade podem chegar a desregular seus ciclos de ovulação, o que leva ao atraso menstrual, fazendo com que muitas fiquem ainda mais ansiosas diante de uma possibilidade de gravidez. Outra coisa que pode ocorrer no período pré-menstrual em uma crise de ansiedade, é a intensificação dos sintomas da TPM, como cólicas, náuseas, seios doloridos e oscilação de humos

Formigamento, queimação e dormência

Pessoas em crise de ansiedade podem sentir dormencia, queimação e/ou formigamento pelos membros inferiores, superiores ou no rosto, bem como rigidez corporal.

Suor

Mãos e pés gelados e úmidos podem ser indicativos de ansiedade e geralmente vem acompanhados de tontura, enjoos e taquicardia.

Esses sintomas podem indicar que você está passando por uma crise de ansiedade, porém não exite em procurar ajuda médica para descartar outras possibilidades.

Ansiedade é coisa séria e precisa ser tratada assim que possível. Com a ajuda de um bom psiquiatra, após descartar a possibilidade de que seja outras doenças, você poderá receber o seu diagnóstico de ansiedade e buscar um bom profissional de psicologia para te acompanhar.

A terapia poderá te ajudar a compreender o que está acontecendo com seu corpo e sua mente, este autoconhecimento pode contribuir para que você possa superar a crise de ansiedade. Dependendo da abordagem do profissional, este poderá te dar as melhores orientações ou fazer com que você observe qual será a melhor maneira para se livrar deste momento.

A Expire Psicologia pode te ajudar a encontrar o profissional mais adequado para o seu caso! Acesse: www.expire.com.br!