Nesta época de crise, inúmeras mudanças estão acontecendo na vida de cada um de nós. Mudanças sociais, pessoais e profissionais. Quais são as mudanças que você está vivenciando agora? Já pensou como elas podem impactar no seu futuro?

Neste texto, vamos conversar sobre:

  • Como a quebra de rotina pode afetar a sua vida
  • Aprendendo a trabalhar remotamente
  • Dicas para manter a sua saúde no trabalho equilibrada na quarentena.

       Com o decreto de isolamento físico e o assombro da Covid 19 que paira sobre as cidades brasileiras, milhões de pessoas estão se vendo diante de profundas mudanças. A rotina com a qual você estava acostumado, de repente, se esvai e você se vê obrigado à adaptar seu dia a dia ao momento de crise que estamos vivendo.
       A quebra de rotina pode ser extremamente desconfortável, uma vez que você se vê diante de uma situação complicada: como adaptar seu trabalho? Para não para a economia, não perder seus empregos e manter a qualidade de vida habitual, muitas pessoas estão "remotizando" suas tarefas de trabalho, buscando soluções para trabalhar de suas casas e não se exporem aos perígos ddo Coronavírus.
       Porém, grandes mudanças sempre geram um certo desconforto e pode não ser fácil se adaptar à elas. Mas, se eta foi a solução encontrada por muitas empresas para continuar em pleno funcionamento, você também, como colaborador, precisa dar o melhor de si para fazer este novo modelo de trabalho dar certo, não é verdade?         Este momento, mostra o quanto devemos nos unir e fazer o nosso melhor, não apenas pelas pessoas que estão à nossa volta, mas também para não perder o nosso espaço no mercado de trabalho.
       Ouvimos diáramente, notícias de pessoas que acabaram por perder seus empregos diante desta crise. E isso não está acontecendo apenas no Brasil, em praticamente todos os lugares do mundo, a população sente os efeitos diretos do isolamento físico e suas implicações na economia mundial.
       Neste texto, eu trago algumas dicas de como você pode manter a sua saúde no trabalho durante a quarentena, buscando se adaptar às reformas necessárias e manter a mente e o relacionamento com a sua empresa, saudáveis.

1 - Se comunique com sua equipe
       Neste momento, onde muitos profissionais estão trabalhando remotamente, o diálogo é muito importante para manter a produtividade e a integração de todos os colaboradores.
       Mesmo sem estar em direto contato com aqueles que colaboram no seu trabalho, mantenha-se informado sobre como estão se sentindo e desempenhando suas tarefas. Mesmo em uma vídeoconferência, é possível auxiliar seus colegas e tentar estar sempre presente.
       Isto pode contribuir para que os laços com seus colegas de trabalho permaneçam fortes e mostra para a sua equipe que você se importa com eles.

2 - Aprenda do seu jeito
       Trabalhar remotamente nem sempre é fácil, mas não é impossível aprender! Assista à vídeos de aplicativos, leia artigos sobre o assunto e mantenha-se informado sobre como o seu trabalho pode ser realizado de forma remota sem perder a qualidade do seu serviço.
       Se você se dedicar à aprender, certamente conseguirá realizar as suas tarefas da melhor maneira possível. Compreenda que você tem eu próprio tempo de adaptação  respeite seus limites. Também, não tenha receio de pedir ajuda aos seus amigos que já estão conseguindo se adaptar remotamente.

3 - Mantenha uma rotina de trabalho
       Faça seus horários, os mantendo alinhados aos da sua empresa. Trabalhe com o máximo de disciplina possível e com foco no que está fazendo. Estando em casa, algumas coisas podem querer tirar a sua atenção e você precisa saber separar os horários de lazer e de trabalho.
       Tente criar uma rotina como se estivesse em seu local de trabalho. Acorde, tome café da manhã, faça algum exercício e realize as suas atividades em umm local confortável e privado. Não é legal dar um pulo da cama, com os olhos estreitos de sono e ir diretamente para o computador.
       Esteja alerta e com o corpo disposto para trabalhar. Após um exercício, um bom banho e uma alimentação saudável, seu organismo estará muito mais disposto para realizar suas atividades de trabalho.

4 - Não se cobre tanto
       Trabalhar com compromisso é muito importante, mas não busque fazer mais do que você suporta. Trabalhar em casa não precisa te deixar com a sensação de que precisa render mais do que no ambiente de trabalho.
       Respeite os horários que você estabeleceu para realizar suas tarefas e cumpra-os. Não leia e-mails em horários de lazer ou descanso e permita-se alguns minutos de descanso durante o horário de trabalho.

5 - Faça metas diárias
       Organize seu trabalho em metas. O que você precisa fazer hoje? Assim, saberá quando o trabalho foi realizado e é hora de se desconectar.
       Criar metas pode ser uma boa forma de você estabelecer limites em seu espaço de trabalho. Seu cérebro se condicionará a perceber quado é hora de "ir para casa" e quando é hora de trabalhar.

6 - Sua casa é seu escritório
       Então, organize seu novo ambiente de trabalho. Separe um espaço que ache confortável e que te permita manter o foco durante as horas de trabalho.
       Se você tem filhos, tente deixar claro para estes que aquele é o seu espaço de trabalho agora. Apresente seu novo "escritório" à sua família, mas peça que, quando estiver trabalhando, não seja interrompido.
       Cuide do seu espaço! Mantenha uma limpeza regular e deixe seu novo ambiente de trabalho aconchegante. Se for utilizar vídeoconferências, lembre-se de providênciar uma iluminação adequada para que você seja visto de uma forma clara através da tela do computador. Também utilize seus fones de ouvidos para tornar o momento mais privado e livre de possíveis ruídos em sua casa.


Agora que você está trabalhando em casa, pode ser difícil de se adaptar. Porém, sua auto-confiança pode ser decisiva para te ajudar a se adaptar às novas mudanças em seu ambiente de trabalho. No link abaixo, você pode realizar testes para conferir se você é pessimista diante dos desafios da vida. Também há testes para compreender se está com sintomas depressivos ou vivenciando alguma crise de ansiedade.

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