Você certamente já ouviu o quanto é importante cuidar da sua saúde mental na quarentena. Este período de crise não é fácil de encarar, porém, com algumas dicas, você pode estar mais preparado para enfrentar os desafios que estão surgindo!

Neste texto, vamos conversar sobre:

  • Pânico gerado pelas notícias falsas sobre a Covid 19
  • Porque é importante manter sua saúde mental na quarentena
  • Dicas para cuidar da sua mente neste período de crise

       No último mês, o tempo inteiro, as notícias nos meios de comunicação giram em torno da pandemia que se estende por todos os continentes. Há todo instante, novos dados, curiosidades, pronunciamentos e entrevistas que visam responder as dúvidas de quem desconhece sobre o assunto e informar sobre o que acontece de relacionado à isto no mundo inteiro.
       Porém, algo sério está ocorrendo, cada vez mais, descaradamente: O pânico na população, gerado por inúmeras notícias, muitas vezes falsas e não corroboradas. Recentemente, o WhatsApp proibiu o encaminhamento de mensagens para várias pessoas simultâneamente, com a finalidade de impedir que este tipo de notícia se propague.
        São áudios, vídeos, recortes de entrevistas, cada um com uma notícia diferente sobre o que está ocorrendo no mundo e que deixam as pessoas amedrontadas e desesperadas. Hoje mesmo, a secretaria de saúde de minha cidade, teve que se pronunciar quanto à inveracidade de alarmes propagados pelas redes sociais.
       A pandemia que estamos enfrentando é muito séria, o isolamento físico é importante e cada um de nós deve fazer a sua parte. Porém, antes que você compartilhe aquele áudio - que você recebeu de um grande amigo, de extrema confiança - com informações sobre a situação atual do nosso país diante desta pandemia, procure conferir a veracidade daquela informação. Os sites do governo federal, bem como alguns sites informativos, pronunciamentos políticos e sites contendo dados oficiais são as fontes que você deve buscar para ponderar tais informações. Antes de entrar em pânico, é importante observar se estas informações vêm de uma fonte segura, por mais que você confie naquele médico amigo seu, que te compartilhou um vídeo.
       Você precisa compreender que, neste momento, encarar esta pandemia com medo e pânico pode ser prejudicial à sua saúde mental. Devemos, sim, encará-la com seriedade e fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudarmos uns aos outros.
       Quando falamos em saúde mental, nos referimos à forma como você percebe o mundo ao seu redor. Essa maneira de enxergar as coisas, pode contribuir para te tranquilizar diante das adversidades, ou te deixar nervoso, ansioso e com receio de encarar os desafios.

       Mas como manter a sua saúde mental na quarentena, equilibrada? O que isso significa?

       Manter a sua saúde mental equilibrada significa não se deixar dominar pelo pânico e encarar este momento de crise com seriedade e determinação. Nem sempre isso é fácil, porém, não é impossível! Abaixo, você pode conferir algumas dicas que vão te ajudar a manter sua saúde mental saudável.

1 - Use fontes de notícias confiáveis

       Evite o desespero e o pânico gerado por fake news. Utilize sites governamentais ou de cientistas confiáveis para buscar informações sobre o vírus. Também evite compartilhar mensagens recebidas através de fontes não oficiais.
       Como eu disse antes, não custa repetir. Verifique a veracidade das informações que você recebe, vá além da sua confiança em quem compartilhou, busque evidências em sites confiáveis. Isso pode te ajudar à manter sua saúde mental na quarentena.

2 - Faça terapia
       Sim, mesmo estando em casa, você pode realizar terapia online com ótimos profissionais através do site Expire.com.br. Desta forma, você cuida do seu equilíbrio mental e emocional.
       Ao realizar terapia, você mostra para sua mente, o quanto se importa consigo mesmo. Sem precisar sair de casa e se expor aos riscos desta pandemia, através da terapia online você pode conversar com um psicólogo, que irá te auxiliar a enfrentar este momento de crise. O terapeuta é um profissional treinado para te escutar e te ajudar a melhorar a forma como você enxerga à si mesmo e ao mundo à sua volta.
       Nestes dias de isolamento físico e de distânciamento de muitos daqueles que você ama, a vivencia de momentos de angústia pode se fazer presente. Mudança de rotina, nova forma de trabalhar, estar longe de amigos e familiares, receio de perder alguém muito querido, podem te impedir de enxergar a vida através de um filtro mais transparente e o terapeuta pode te ajudar à descobrir como superar estes momentos de dificuldade.


3. Não se desespere.
       Neste momento, estar desesperado não ajudará em nada. Tente manter a calma e focar-se no que precisa ser feito, isso ajudará você a pensar com mais clareza diante das dificuldades.
       O mundo já passou por diversas calamidades em sua história e, infelizmente, agora você está vivenciando uma. Porém, assim como as outras, esta também irá passar. Não sabemos em quanto tempo, porém, medidas já estão sendo tomadas para reverter essa situação, embora ainda não haja uma maneira eficaz, os cientistas continuam pesquisando e desenvolvendo medicações que podem se mostrar como uma solução para este problema. Lembre-se disso, sempre que você sentir a esperança indo embora.
       Respirar fundo, se entreter, cozinhar, tomar um bom banho, falar por chat com alguém podem ser boas maneiras de tentar não pensar o tempo todo na crise que estamos vivendo. Tente não passar muitas horas do seu dia exclusivamente conectado à esta situação. Faça à sua parte quanto ao isolamento físico e procedimentos de higiene, porém, tente aproveitar o seu tempo livre para fazer coisas que te dão prazer e distrair a sua mente.

4 - Faça meditação
        Uma ótima maneira de se conhecer melhor e de olhar com calma e clareza para as situações que você está vivendo neste momento é tirar alguns minutos do seu dia para meditar.
       Se você não tem prática, hoje em dia, existem muitos aplicativos para meditação disponíveis gratuitamente. Também no Youtube, você pode escolher entre uma das centenas de meditações compartilhadas pelos usuários da rede. Você não precisa ser um expert para meditar.
       Tirar alguns minutos para ficar consigo mesmo, sem pensar nas dificuldades que está enfrentando, buscando ouvir o seu "eu interior", pode já ser de grande auxílio para manter equilibrada a sua saúde mental na quarentena.
       Exercícios de respiração - que você também encontra aos montes na internet - podem te auxiliar a controlar momentos de ansiedad ou até mesmo evitá-los.

Você gostaria de saber como anda a qualidade do seu sono? No link abaixo, você pode realizar um teste para saber se possui características de uma pessoa estressada, que pode estar apresentando problemas para relaxar. Nesta época de pandemia, não é raro que muitas pessoas apresentem quadros de estresse diante das mudanças em suas vidas! No link, você também poderá realizar outros testes, por exemplo, para saber como anda a sua ansiedade, depressão, auto-confiança!

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