Você está preocupado com o impacto econômico que a Covid 19 pode causar na sua empresa? Já está sentindo os efeitos do isolamento físico de seus colaboradores? Precisa realizar mudanças em seu modelo de negócio para que ele possa funcionar remotamente? Estas e outras questões estão angustiando muitos  empresários, não apenas no Brasil, mas pelo mundo inteiro!

Neste texto vamos conversar sobre:

  • Adaptando a sua empresa na crise do Coronavírus
  • Trabalho remoto pode ser uma saída
  • Dicas para lidar com seus colaboradores remotos na quarentena

       Os parâmetros econômicos mundiais estão sendo modificados. Há quem diga que, após essa crise, o mundo nunca mais será o mesmo! O que você acha?
       Com o coronavírus se espalhando pelo mundo, surge a necessidade de as pessoas se adaptarem à uma nova rotina, uma nova forma de realizar suas tarefas diárias. Tudo isso, exige criatividade para manter as atividades do dia a dia e com as empresas não é diferente.
       Muitas empresas estão se reinventando para conseguir acompanhar a crise, tentando minimizar os prejuízos. Milhares de colaboradores pelo mundo estão sendo desligados ou afastados de seus cargos, impactados diretamente com o efeito do isolamento social em suas empresas. Governos pelo mundo estão auxiliando trabalhadores e empresários para que ambos consigam passar por esta crise da melhor maneira possível. Isso, no entanto, não acontece no Brasil, onde números empresários tem que manter seus estabelecimentos fechados, encarando, diretamente os prejuízos econômicos, que, para muitos, já se mostram evidentes.
       Mediante este fato, empresários de todo o país precisam explorar sua criatividade para manter o funcionamento de suas empresas, respeitando as regras do governo. Uma saída para muitas empresas, foi adaptar seu modelo de negócio para funcionar de forma remota, utilizando toda a tecnologia que se encontra disponível na atualidade.

Trabalho remoto

       Enfrentando o desafio de se manter no mercado, empresas pelo país orientam os seus funcionários à trabalharem de suas próprias casas, muitas vezes, adaptando sua rotina de trabalho e automatizando todas as suas atividades.
       Nos últimos anos, empresas como o Uber, Ifood, AirBNB, Inter, vem entrando, com cada vez mais força, dentro da vida dos brasileiros. Hoje em dia, já é difícil para muitos imaginar-se tendo que pegar um ônibus, por exemplo, quando se pode acessar o Uber de qualquer lugar. A população, paulatinamente, teve acesso à todas essas empresas e foi se adaptando à tecnologia e agora, com a chegada da Covid 19, empresas que nunca cogitaram em "remotizar" seus serviços, estão se reinventando.
       O trabalho remoto nesta época de crise, pode ser uma boa saída para você economizar com certos custos de sua empresa, como gastos básicos de luz, água, internet. Também pode contribuir para sua saúde mental, uma vez que você pode trabalhar e gerir o seu negócio de um ambiente confortável na sua casa. Estar em casa, pode te aproximar ainda mais da sua família e aproveitar mais momentos em sua companhia, uma vez que não precisa enfrentar horas no trânsito e que pode estar em casa para o almoço reunido-se com seus filhos.
       Aproveitar as pequenas coisas da vida durante esta crise pode te trazer novas experiências e um novo significado para a sua vida.

O colaborador remoto

       Lidar com colaboradores remotos requer habilidade, paciência e comunicação adequada. Você precisará adaptar a sua rotina para coordenar sua equipe de uma maneira saudável e produtiva e isso pode parecer difícil, mas não é impossível!
       Abaixo, você pode encontrar algumas dicas de como lidar com seus colaboradores remotos durante este momento de adaptação!

1 - Comunique-se
       Você precisa manter sua comunicação alinhada aos seus colaboradores. Seja claro nos resultados que deseja obter e acompanhe atentamente o desenvolvimento de cada colaborador.
       Foque-se nas tarefas que precisam ser realizadas e nos resultados obtidos. Converse com sua equipe sobre como anda o desempenho de cada um deles e deixe claro que, mesmo à distância, você continua observando o resultado do trabalho realizado.
       Cobre sempre que necessário, porém, tente compreender que o seu trabalhador precisa se adaptar à nova rotina de trabalho.

2 - Tenha paciência

       Se seus colaboradores nunca trabalharam remotamente antes, aguarde um período de adaptação. Eles precisarão de todo o seu apoio para aprender como realizar suas atividades de forma remota, com paciência e disponibilidade de sua parte para auxiliar.
       Não tente cobrá-los quando eles ainda nem sabem a melhor forma de realizar suas tarefas. Para muitos, a familiaridade com aparelhos tecnológicos não está desenvolvida ainda. Para isso, é preciso treinamento e persistência para que seus colaboradores aprendam a utilizar suas novas ferramentas de trabalho remoto.
       Busque oferecer um treinamento para seus funcionários. Dê dicas de como realizar as tarefas diárias, quais são os melhores aplicativos, deixe claro como o trabalho pode ser feito. Isso ajudará seus colaboradores a direcionarem o foco em uma direção mais produtiva.

3 - Mantenha a calma
       No momento atual, você ainda não tem como prever quais serão os impactos das mudanças em sua empresa. Para evitar momentos de ansiedade e angústia, tente agir com calma diante dos novos desafios.
       Evite atritos com sua equipe de trabalho, mostrando que você se importa com seus colaboradores. Se informe como eles estão se adaptando à sua nova rotina e se ofereça para auxiliá-los no que for possível.

4 - Faça terapia online
       Com a Expire, você pode cuidar de sua saúde mental e emocional, enquanto coordena sua equipe de colaboradores, mantendo uma postura equilibrada e emocionalmente saudável.

Está se sentindo angustiado ou estressado? No link abaixo você pode realizar alguns testes para saber se possui sintomas de ansiedade ou depressão. Também pode compreender suas habilidades sociais e se pode estar sofrendo  algum distúrbio do sono!

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