Você já sentiu como se o universo estivesse conspirando contra você e contra a realização de seus sonhos? Ou como se estivesse em seu destino passar por momentos de dificulade? Vamos conversar sobre isso!!

Nesse texto vamos refletir sobre:

  • Ninguém está livre das adversidades
  • Esperar as dificuldades passarem ou enfrentá-las?
  • Dicas para alcançar seus objetivos

Todos os dias você tem uma rotina diária que dita as regras do que deve ser feito. Há sempre inúmeras tarefas para serem realizadas, seja no trabalho, em seu relacionamento, com seus filhos, consigo mesmo! E muitas vezes, as coisas saem do controle e você não consegue dar conta de tudo isso, simplesmente porque algo inesperado aconteceu! Outras vezes, você possui sonhos à serem realizados, mas nunca consegue ir até o final!
Seria algo místico, estaria escrito no seu destino?
Vou exemplificar com algo que aconteceu à um amigo meu dias atrás. Vamos chamá-lo aqui de Ramon. Ramon estava cheio de trabalhos para finalizar, pois trabalha com edição de vídeo, e recebia cobranças constantes de seus clientes. Em uma determinada semana, ele foi acometido por uma virose feroz que o deixou incapacitado de realizar as suas atividades. Com isso, mais uma semana foi perdida, sem que ele entregasse resultados aos seus clientes. Quando sua virose, finalmente, foi embora, a filha de Ramon entrou de férias do período escolar, e ele teve que despender grande parte do seu dia para cuidar da pequena, que tem apenas 3 anos de idade. Dessa forma, quase não conseguia dar conta de suas tarefas, tendo que trabalhar de madrugada, na hora em que a criança estava dormindo. Como se isso tudo não bastasse, o telhado da casa de Ramon foi acometido por uma praga de cupins, de uma hora para a outra, fazendo com que este tivesse mais uma preocupação e uma nova tarefa: se livrar daquelas criaturas!
No exemplo citado acima, por mais que Ramon tentasse se dedicar ao seu trabalho, algo sempre o acabava atrapalhando, fazendo com que ele fugisse do foco principal de suas atividades: entregar resultados aos seus clientes.
Em um momento de desespero, você pode até culpar o universo ou recorrer à divindades para questionar o porque de coisas assim acontecerem. Mas algo nisso tudo é certo: você tem o poder para transformar todos estes acontecimentos e aprender com cada um deles.

Retornando para o exemplo citado acima,  Ramon acabou percebendo que teria que driblar todos estes acontecimentos para conseguir finalizar os seus projetos e que, por mais que aguardasse estas adversidades irem embora, sempre chegariam novos desafios até ele. Se resolvesse esperar todos os "impedimentos" cessarem, provavelmente esperaria a vida inteira e não conseguiria concretizar nenhuma das suas atividades.

O que ele precisava era de uma estratégia para conseguir trabalhar, enquanto obstáculos e fatalidades o atingiam rotineiramente. Conversando com ele, pude aprender bastante sobre a sua forma de enxergar a vida e acabei obtendo  dicas de como enfrentar momentos de dificuldade com um sorriso no rosto. Porque estas dicas me pareceram tão valiosas? Porque o meu amigo sentiu na pele como é se sentir bloqueado pelo "destino" e como foi o processo para que pudesse dar a volta por cima. Muitas vezes, as melhores dicas, vêm de quem vivenciou a experiência!

Eu gostaria de compartilhar aqui as dicas mais importantes que aprendi com Ramon, no que diz respeito à perseguirmos os nossos sonhos, sem nos deixar intimidar pelas adversidades!

Força de vontade

Segundo Ramon, é esta força que move todas as suas ações e quanto mais forte ela for, maiores são as chances de que você persista naquilo que deseja. " Muitas pessoas desistem no meio do caminho, mas isso acontece quando não desejam intensamente conquistar um determinado objetivo. Nesse caso, é natural que acabem por buscar um outro caminho", disse Ramon. Portanto, se você tem um objetivo, sinta com intensidade a sua vontade para persegui-lo, este é um dos pontos mais importantes para garantir sua persistencia.

Clareza
Uma vez com força de vontade suficiente, é preciso saber exatamente onde se quer chegar. Mensurar o que é o sucesso dessa conquista é de muita importância para reconhecer quando o objetivo tiver sido alcançado. Na busca pela realização de seu sonho, seja detalhista em cada aspecto, tendo muita clareza sobre onde quer chegar e em quanto tempo.

Estratégia

Este ponto varia com o caso. Não existe uma fórmula mágica para realizar sonhos, mas você deve pensar quais são os caminhos que devem ser percorridos rumo à sua conquista. Quais são as atitudes que devem ser realizadas, escolhas a serem feitas e decisões de impacto que ajudarão você a chegar aonde quer. É neste momento, onde você irá traçar seu caminho, avaliando todas as possibilidades, sempre atento ao lado bom e ruim de cada uma de suas escolhas.

Foco

Este ponto está diretamente ligado à força de vontade. Se você deseja alcançar seus objetivos do fundo do seu coração, mantenha sempre o foco neles. Não deixe que nada lhe desvie do seu objetivo, mesmo que encontre obstáculos, contorne-os e continue seguindo. Pense sempre em como cada uma de suas escolhas podem impactar em sua conquista e pondere cada ação, rumo ao seu objetivo.

Atitude

Sem isso, fica praticamente impossível que você conquiste algo. Mesmo a tão famosa Lei da Atração, segundo os estudiosos precisa de atitude para funcionar. Suas atitudes vão reforçar para si mesmo o quanto você busca aquele objetivo e como suas ações estão conectadas à estratégia pensada anteriormente. "Seria maravilhoso se pudessemos apenas desejar e as coisas acontecessem, mas é preciso que a gente se levante da cama todos os dias e realize algo pelo nosso objetivo, mesmo que sejam coisas pequenas. Se estiverem dentro de nossas estratégias, serão de grande proveito", disse Ramon. Apenas desejar não vai fazer com que as coisas aconteçam, é preciso ir à luta!

Veja também: Nós nascemos para lutar?
 Como lidar com o fracasso profissional.

Observação

Para Ramon, este é um ponto onde você deve ficar sempre atento. Observar se suas estratégias estão de acordo com as possibilidades, se suas atitudes condizem com o que precisa ser feito, se há respostas positivas à cada um de seus esforços. Segundo ele, isso é muito importante para que você possa saber se está seguindo a melhor estratégia ou se está na hora de mudar a tática. Mudar o caminho não é algo ruim, apenas faz com que você ande por uma nova rota rumo ao mesmo objetivo.

Persistência

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não conseguem realizar os seus objetivos simplesmente porque desistem deles antes que possam ser alcançados. Haverá momentos em sua jornada onde as coisas parecerão difíceis, impossíveis, malucas e cansativas. É preciso compreender o quanto você deseja realizar sua conquista e se, para você é algo pelo que vale à pena superar todos estes obstáculos.

"Nada existe tão alto que o homem, com força de vontade, não possa apoiar a sua escada."
Friedrich Schiller

Essas dicas podem ser utilizadas em coisas pequenas do seu dia a dia e também nos seus sonhos mais profundos. O importante é manter a disciplina diante de tudo isso e não desistir.

Para te auxiliar a encontrar um propósito em sua vida ou mesmo a enfrentar os momentos onde as adversidades parecem destruir as suas expectativas, um bom profissional de psicologia pode te ajudar! Na Expire, você realiza atendimento online com o profissional de sua escolha, acesse: www.expire.com.br