Você está se perguntando o que fazer para ocupar o seu tempo durante esta quarentena? Para alguns, o ritmo de trabalho diminuiu, porém, os afazeres domésticos aumentaram bastante! Conversaremos um pouco sobre como você pode aproveitar melhor o seu tempo, enquanto está em casa durante esta crise!

Neste texto, vamos conversar sobre:

  • A quarentena e as mudanças atuais
  • Por que se manter saudável durante este período?
  • Dicas para passar o tempo durante a quarentena.

       As mudanças repentinas em menos de um mês na rotina dos brasileiros está deixando muita gente desconfortável. Crianças deixaram de ir à escola, empresários tiveram que fechar seus comércios, famílias tendo que se adaptar ao trabalho remoto, pessoas tiveram que limitar seu contato para se comunicarem apenas por videoconferência!
       Não bastasse essas mudanças, a programação da TV, parece estar restrita à informações sobre a pandemia que se estende pelo mundo e diversos programas tiveram que ser cancelados ou adiados, diante da necessidade de isolamento físico. É praticamente impossível, passear pelos canais, sem receber notícias do que está acontecendo pelo mundo! Até na internet, as redes sociais estão repletas de ações que refletem o momento em que vivemos. Lives de artistas, pronunciamentos de políticos, depoimentos de cientistas nos abordam diariamente em grandes redes, como o Youtube, Facebook e Twitter.
       Porém, em meio à tudo isso, você deve estar se perguntando como pode lidar da melhor forma com este período de isolamento físico. Talvez não seja tão difícil, mas é necessário um período de adaptação, uma vez que sua rotina foi alterada bruscamente.

Porque é importante estar saudável durante a quarentena?

       Este período de crise não irá durar para sempre. Perspectivas de uma melhora no quadro mundial, produção de vacinas ainda ultrapassam meses, porém, cedo ou tarde, sairemos dessa. Muito da nossa rotina anterior à esta pandemia irá mudar.  Talvez seja ingenuidade acreditar que continuaremos os mesmos, porém, mudanças já estão acontecendo, principalmente as que estão mais ligadas à tecnologia.
       Trabalhos sendo adaptados para um modelo online de negócio, pessoas se comunicando ainda mais através de aparelhos tecnológicos, aulas escolares remotas, transações bancárias movimentadas através de aplicativos. Não conseguimos ainda mensurar quais destas atividades irão permanecer como antes, e ainda muitas outras podem ser modificadas. A forma como nós estamos cuidando uns dos outros também mostra uma mudança interna significativa nos seres humanos. Atitudes de solidariedade para com aqueles que se encontram em risco mostram que mudanças em nossa forma de enxergar os outros também podem ocorrer.
       Estar saudável durante a quarentena fará com que você esteja preparado para sair dela. Sem grandes desesperos ou angústias. Estar equilibrado emocionalmente, mentalmente e fisicamente te permitirá reconstruir a sua vida com ainda mais facilidade. Já dizia Charles Darwin, quando se referia ao homem como uma espécie adaptável. E, este momento, mais do que tudo, exige que ativemos esse nosso "super poder", para nos adaptar à todas essas mudanças da melhor forma possível, para que possamos superar a crise que se estende pelo mundo inteiro.

Abaixo, você pode encontrar agumas dicas de como conviver com a quarentena, sem desesperar-se ou angustiar-se.

1- Crie metas diárias:
       Faça metas de pequenos prazos... algo diário, por exemplo, ou de 2h em 2h horas. Isso pode te auxiliar a dividir o seu tempo, entre os afazeres e o tempo livre. Também auxilia seu cérebro na percepção de quando uma determinada tarefa foi cumprida e de quando é o momento para descansar.

2 - Se distraia em seu tempo livre.


       Faça atividades que ocupem sua mente e que te ajudem a passar o tempo. Pode ser ler aquele livro que estava na sua lista ou maratonar uma série que você não tinha tempo para assistir.
       O que não é indicado é mergulhar nas notícias da pandemia sem limite algum, se deixando levar pelo medo e pânico diante de dados e histórias contadas pela mídia. Tenha em mente que você está fazendo a sua parte, saindo de casa apenas para o necessário e evitando de se expor aos riscos da doença.
       Se distrair pode, também, ser algo para se fazer em família. Sentar no sofá com seus filhos e assistir à um filme bacana pode ajudar a afastar os pensamentos familiares de preocupação e insegurança.

3 - Faça novas atividades.
       Com mais tempo em casa você pode se dedicar à atividades que costumava postergar, como cuidar de seu jardim, aprender a tocar um instrumento ou cozinhar uma receita que você sempre quis aprender.
       Pela internet existem milhares de sites que podem te ensinar a fazer inúmeras atividades caseiras. Pense em algo que você sempre quis fazer, mas que não tinha tempo! Aproveite este tempo para essas novas atividades e busque algo prazeroso onde você possa manter a sua concentração.

4 - Busque aprender mais

       Este pode ser um bom momento para realizar cursos à distância e se especializar em algo que estava na sua lista, mas que você não costumava ter tempo!
       Muitos portais online de cursos estão disponíveis para que você possa aperfeiçoar seus conhecimentos, afinal, nunca é tarde para aprender, não é mesmo! Cursos de curta, média e longa duração estão disponíveis, assim como aplicativos de idiomas e empreendedorismo que podem te auxiliar a passar o tempo, enquanto você aprende coisas novas!

5 - Durma
       Aproveite para cuidar mais dos seus horários de sono. Tente relaxar sempre que possível e, antes de dormir, se desconecte de notícias negativas, para aumentar a qualidade do seu sono e evitar possíveis pesadelos.
        Especialistas afirmam que, para ter uma boa qualidade do sono, é bom estar desconectado de aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir. Isso ajuda o seu organismo à se adaptar à nova rotina e a compreender que a hora de descansar se aproxima.
       Ter uma boa noite de sono é muito importante para prevenir ou combater o estresse causado pela mudança em sua rotina. Também pode auxiliar a controlar as sensações de ansiedade causadas em seu dia a dia.

Você pensa que pode estar com alguns problemas na qualidade de seu sono? No link abaixo, você pode realizar um teste para saber se possui características de distúrbios do sono! Também pode realizar outros testes para conferir como andam seus níveis de estresse, ansiedade e se possui características de transtorno depressivo!

CLIQUE AQUI PARA FAZER ESTE E OUTROS TESTES

*Se você é um profissional de psicologia, acesse o site terapiabox.com e conheça uma ferramenta com tudo o que você precisa para atender à um login de distância! Na TerapiaBox você organiza sua agenda, registra suas evoluções e anamineses, controla suas finanças, possui seu site pessoal, realiza seus atendimentos online com segurança e muito mais! E o melhor de tudo: Você pode testar a ferramenta gratuitamente!

terapiabox.com