Psicólogo, você já desejou realizar o seu trabalho de uma forma mais otimizada para poder aproveitar mais tempo com a sua família? Ou já passou alguns perrengues diante de situações constrangedoras que poderiam ser evitadas se você conseguisse organizar melhor seus atendimentos? Muitas pessoas se perguntam se psicólogos tem ansiedade!

Hoje iremos conversar sobre:

  • Psicólogo tem ansiedade?
  • Aumento de demanda de pacientes na pandemia
  • Psicólogo, como cuidar de si mesmo?

Nos tempos atuais, onde os trabalhos remotos e o isolamento físico foram estabelecidos no país, diante da pandemia que se espalha pelo planeta, a demanda de busca por acompanhamento psicológico tem aumentado de forma considerável. Cada vez mais, pessoas com queixas de ansiedade, depressão e estresse procuram por auxílio de profissionais de saúde mental e, com as facilidades dos atendimentos online, uma barreira antiga entre pacientes e psicólogos caiu por terra, abrindo espaço para que novas pessoas busquem por terapia a cada dia.
Enquanto mais e mais pessoas buscam cuidar de si mesmas através do processo terapêutico, milhares de psicólogos acabam sobrecarregados diante de tanta demanda e trabalho! Não sei se você já ouviu a frase: " Você não pode ter ansiedade, pois é um psicólogo!". Pois é, eu já ouvi! Em certos momentos, parece que o mundo nos cobra uma perfeição emocional digna de um avatar religioso, porém sabemos que nunca é assim! Somos seres humanos e também temos os nossos momentos de angústia e receios. E muito disso está atrelado à nossa rotina de trabalho!
Mas, psicólogo, o que fazer para organizar sua rotina de trabalho?
Separei algumas dicas que talvez possam te ajudar a diminuir o estresse causado pela demanda de trabalho, pensando em contribuir para melhor otimização de seu tempo!

Faça terapia

Sim, você já deve estar cansado de ouvir psicólogos mais velhos dando este conselho. Ele existe desde muito tempo atrás e ainda é um dos melhores que um veterano pode dar à outro profissional! Quando o psicólogo cuida de sua saúde mental, também acaba cuidando - mesmo que indiretamente - da saúde de seus pacientes, uma vez que o profissional precisa estar em equilíbrio com seus sentimentos, pensamentos e emoções, para poder auxiliar uma outra pessoa.
Depois de um dia inteiro ouvindo as angústias e anseios de seus pacientes, se você não estiver bem preparado para tal, pode acabar exausto ou até mesmo levar algo de seus atendimentos para a sua vida pessoal. O que pode desencadear grandes problemas emocionais.
Por isso, sim, é importante que você cuide de sua saúde mental, para estar em harmonia tanto em seu ambiente de trabalho, como junto à sua família e amigos.

Não trabalhe todos os dias

Sabe aquele dia de domingo que você já teve que atender um ou outro paciente, mesmo quando gostaria de dormir até mais tarde ou sair com a sua família para almoçar? Muitos psicólogos, movidos pela vontade de ajudar seus clientes a superarem suas queixas, se doam mais do que deveriam. E isso acaba não sendo saudável para o profissional, que sofre uma sobrecarga de informações, mesmo em momentos onde deveria dedicar-se à si mesmo.
Separe um ou dois dias na semana e tire-os para você. Evite pensar em trabalho neste período, certamente, você descobrirá que há tantas outras coisas ao seu redor para lhe tirar a atenção. Permita-se relaxar! Ler um livro, conversar com um amigo, assistir à uma série. Você também precisa de um tempo para você!

Conheça o seu mercado de trabalho

Quanto mais você conhece o mercado de psicologia, mais passos certeiros você pode dar ao realizar seu trabalho. Esteja por dentro de resoluções atualizadas do CFP, se informe sobre o que há de mais novo na sua área! Não exite em mostrar-se aos seus clientes da forma mais profissional possível. Isso auxiliará também em seu processo de crescimento profissional.

Exercite seu corpo

Ficar muito tempo sentado em frente ao computador ou em uma cadeira pode deixar seu corpo mais preguiçoso. Mesmo que esta cadeira seja a poltrona mais confortável do mundo! O seu metabolismo tende a ficar mais lento à medida que você deixa de movimentar o seu corpo! E isso pode repercutir de forma negativa em sua saúde.
Mexa-se sempre que possível. Separe alguns dias da semana para frequentar uma academia ou fazer uma boa caminhada. Isto auxiliará seu corpo a fortalecer o sistema imunológico, poderá prevenir certas doenças, obesidade e tantos outros benefícios!

Exercite sua mente

Outra coisa importante e que você não deve esquecer. Não deixe que a correria do dia a dia interrompa os seus processos de aprendizado! Alguma vez você já desejou realizar um curso de especialização em sua área e não conseguiu por falta de tempo? Ou ainda não conseguiu parar para ler aquele artigo ou livro interessante que fala sobre assuntos que contribuem imensamente com o seu trabalho porque sempre estava realizando algo relativo aos seus atendimentos?
Você precisa manter isto sob controle. Seu cérebro precisa estar em exercício, tanto quanto o seu corpo! É importante que você o mantenha sempre ativo e buscando por novos aprendizados.

Gerencie seus atendimentos de forma prática

Muitos psicólogos me dizem que sentem dificuldades em organizar suas sessões de terapia. Alguns, se confundem ao marcar as sessões em suas agendas, outros sentem receio em ter que cobrar aos seus pacientes quando chega a data de pagamento das sessões realizadas! Também conversei com psicólogos com medo de atender por plataformas online sem garantia de segurança e conheci profissionais que já chegaram a perder suas evoluções na correria do dia a dia! Isso mesmo... uma destas psicólogas, acabou perdendo uma das folhas de sua pasta de evoluções e o conteúdo acabou chegando à paciente, que, obviamente, não ficou nada contente com aquilo!
Observando as várias dificuldades enfrentadas por psicólogos com o aumento da demanda de atendimentos clínicos, a empresa TerapiaBox desenvolveu uma plataforma completa para o psicólogo conseguir realizar todo o seu trabalho à apenas um login de distância! Já imaginou, tudo o que você precisa para atender em uma única plataforma! E lá você pode testar gratuitamente e conhecer os benefícios de utilizar uma ferramenta simples e prática! Cadastro de evoluções, plataforma de atendimento online, sincronização com o Google agenda, site pessoal, controle de finanças, notificações para o psicólogo e o paciente, entre outras ferramentas para facilitar o seu trabalho!

Estas foram algumas dicas para você otimizar o seu trabalho e realizá-lo de maneira mais prática e simples! Elas podem te ajudar a ter uma rotina mais saudável, contribuindo para menos estresse e momentos de ansiedade! Então, se alguém te perguntar se um psicólogo tem ansiedade, não se acanhe em mostrar que somos pessoas exatamente como todas as outras e que temos os nossos momentos de altos e baixos, porém, cabe à nós fazer o possível para cuidar de nós mesmos!

*Psicólogo, acesse o site terapiabox.com e conheça uma ferramenta com tudo o que você precisa para atender à um login de distância!

terapiabox.com