Você já parou para pensar em suas atitudes e em seus pensamentos neste período de quarentena? Pode ser importante avaliar a sua maneira de se portar diante desta crise!

Neste texto, vamos conversar sobre:

  • Cuide de quem você ama nesta quarentena
  • Práticas ruins durante a pandemia da Covid 19

      Você talvez esteja se perguntando quando a sua vida voltará ao normal! Talvez esteja inconformado com o isolamento físico, o fechamento do comércio e tantas outras mudanças que vem acontecendo diante da pandemia que se estende pelo mundo. Para uns, o Coronavírus pode ser apenas mais um vírus, para outros, pode ser uma sentença de morte, porém, as coisas podem ser ainda mais complexas.
       Na situação atual, vemos pessoas desesperadas com receio de perder seus empregos, com atitudes de intolerância diante de opiniões contrárias às suas. Pessoas cuidando de seus familiares e amigos, profissionais de saúde trabalhando no "campo de batalha". É um momento onde estamos divididos entre o certo e o errado, o verdadeiro e o falso, o presente e o futuro.
       Se, por um lado, os meios de comunicação insistem em nos mostrar que o que plantamos hoje, devemos colher amanha quando se referem ao isolamento físico, por outro, muitas pessoas compartilham da ideia de que isto é desnecessário e apenas propagado para despertar o caos populacional.
       Mas quem está certo e quem está errado, final?

O importante é cuidar de quem você ama!

       Procurar o lado certo e o errado desta história pode te fazer perder muito tempo para agir da melhor forma possível. O importante é você cuidar de si mesmo e daqueles que estão perto de você. Pare por um momento e pense se você possui pessoas em vulnerabilidade ao seu redor. Uma avó, um tio, uma criança, seus pais... Pense em como se sentiria se algo de ruim os acontecesse! O que você pode fazer para cuidar deles o máximo possível? Pode os auxiliar com as compras, com a utilização da tecnologia, com o isolamento durante a quarentena.
       Isolar-se fisicamente é importante para que você não fique exposto à Covid 19 e possa transmiti-la para estas pessoas mais frágeis. Desta forma, todos podem estar em segurança enquanto as coisas não retornam ao seu lugar.
       "Mas eu não tenho ninguém em vulnerabilidade por perto!". Nesse caso, pense primeiro em si mesmo. Você está vulnerável sim! Todos os seres humanos estão e é necessário prevenir que algo mais sério possa acontecer. Estamos vendo todos os dias casos de pessoas saudáveis e jovens sucumbindo ao vírus e chegando à óbito. Pode não ser o mais normal, mas acontece! E mesmo que você não tenha alguém vulnerável por perto, pense que, se você estiver com o vírus, pode passar, sem nem perceber, para outras pessoas, que passarão para mais outras... que poderão apresentar um quadro grave da doença.
       Quando você cuida de si mesmo, acaba cuidando das outras pessoas.

Além da prática ruim de pensar apenas em si mesmo, eu listei aqui outras práticas para que você possa ficar em alerta!

1 - Negligenciar à si mesmo
       Neste momento de quarentena, por mais que você acabe se preocupando com seus amigos, seus familiares, seu trabalho, não deve esquecer de cuidar de si mesmo. Estar com o corpo e mente saudáveis é a melhor maneira de enfrentar todos os desafios que  podem aparecer.
       Fortalecer seus hábitos de higiene, evitar sair de casa e ter contato com outras pessoas é uma demonstração de cuidado para consigo mesmo e com a sua família.

2 - Intolerância
       No momento em que estamos vivendo é muito importante cuidarmos uns dos outros. Atitudes de desrespeito, intolerância, preconceitos devem ficar de fora do seu dia a dia.
       Não importa se a outra pessoa é branca, negra, homem, mulher, chinesa, italiana. Nada disso te dá o direito de faltar com o respeito. Muitas histórias de intolerância entre países vem surgindo depois que o Coronavírus começou a sair das fronteiras da China e muitas pessoas inocentes, sofreram agressões por causa desta intolerância. Não temos mais tempo para pequenas brigas entre pessoas, a briga do planeta agora é contra a Covid 19 e precisamos deixar de lado este tipo de atitude de desrespeito.

3 - Vício em telas
       Mesmo que, enquanto você fica em casa, a melhor maneira de se distrair seja assistindo à um bom filme ou jogando um jogo de vídeo game, lembre-se de tirar uns momentos para os seus olhos descansarem. Antes de dormir, tente se desconectar do mundo lá fora, isso pode te ajudar a ter um sono tranquilo.

4 - Empatia
       Não é apenas você quem está sofrendo grandes mudanças por causa desta pandemia. Tente compreender aqueles que estão à sua volta e auxilie-os. Com o isolamento físico, muitas pessoas podem estar se sentindo solitárias e esquecidas. Mantenha o contato, pelo telefone, com quem você ama, para que seus amigos e sua família percebam que podem contar com você sempre que possível.

Neste momento não é difícil encontrar pessoas ansiosas e estressadas, após a mudança em suas rotinas diárias. No link abaixo, você pode realizar testes para saber como andam seus níveis de ansiedade e estresse. Também pode avaliar a qualidade do seu sono e se você está em um relacionamento abusivo!

CLIQUE AQUI PARA FAZER ESTE E OUTROS TESTES

*Se você é um profissional de psicologia, acesse o site terapiabox.com e conheça uma ferramenta com tudo o que você precisa para atender à um login de distância! Na TerapiaBox você organiza sua agenda, registra suas evoluções e anamineses, controla suas finanças, possui seu site pessoal, realiza seus atendimentos online com segurança e muito mais! E o melhor de tudo: Você pode testar a ferramenta gratuitamente!

terapiabox.com