Um estilo de vida que vem sendo muito apontado nos últimos anos, embora seja uma das formas mais antigas de se viver é o estilo nômade. Você já ouviu falar sobre isso?

Neste texto vamos refletir sobre:

  • O que é ser nômade hoje em dia.
  • Sentimentos que indicam quando um nômade está sofrendo algum desequilibrio emocional.
  • A importância do acompanhamento psicológico durante a jornada de um nômade.

Não, não estou falando do sentido da palavra como o conhecemos , como o aprendemos na escola (nômade segundo o google: que ou o que não tem habitação fixa, que vive permanentemente mudando de lugar em busca de novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estava). Estou falando do novo sentido da palavra nômade, que vai muito além do desprendimento do local onde estamos.

Hoje em dia, ser nômade é estar livre não apenas das amarras físicas, mas também mentais e emocionais que nos mantém presos em um determinado padrão de pensamento. E há um número crescente de brasileiros que decide adotar para si esse estilo de vida, adquirindo autonomia e se lançando pelo mundo.

Porém, quando se é nômade, alguns aspectos emocionais devem ser observados. Os adeptos desse estilo de vida costumam não possuir residência fixa, podendo hoje estar residindo em uma cidade no México e daqui a uma semana, já ter ido para a Europa. Estão em constante movimento, aproveitando as oportunidades que a vida lhes apresenta.

Mas nem tudo são flores para muitos nômades. Há momentos de solidão, medo, frustração, sem contar nos perrengues que costumam acontecer quando estamos viajando, seja porque não falamos a língua daquele local ou porque apenas não conhecemos a cultura onde estamos entrando. A distância da família pode ser algo difícil para alguns e a saudades dos amigos também contribui para a desestabilidade emocional que pode ocorrer durante esse estilo de vida.

Hoje em dia, não é difícil realizar um bom acompanhamento psicológico através do computador ou smartphone. Para muitos nômades, essa nova forma de atendimento clínico é uma mão na roda, quando estes precisam cuidar de suas questões emocionais, sem precisar falar em um idioma diferente ou com algum profissional que não conhece seus costumes e sua cultura. Existem centenas de psicólogos brasileiros disponíveis para realizar atendimento online, e não é difícil encontrar estes profissionais, a Expire Psicologia, os encontra e consegue perceber qual é o profissional mais adequado para cada caso.

Se você é um nômade e apresenta alguns desses sentimentos abaixo, talvez seja hora de você procurar ajuda de um profissional.

1 - Sentimento de solidão profunda, que não vai embora ao se comunicar com amigos e familiares.

2 - Preocupação em excesso com o futuro.

3 - Pensamentos negativos em relação à vida nômade.

4 - Forte sensação de pânico ou medo quando nada parece ser uma ameaça.

5 - Falta de autoconfiança na realização de suas escolhas.

6 - Abuso de álcool, doces, alimentos gordurosos, cigarro.

7 - Insônia ou excesso de sono.

8 - Perda de apetite.

9 - Falta de vontade de se cuidar, fazer exercícios.

10 - Sentimento de que não merece a vida que leva ou forte apatia em relação às suas experiências.

Esses pontos devem ser observados como sinais de alerta de que seu emocional está desestabilizado. É normal nos sentir sozinho vez ou outra, nos preocuparmos com o futuro e até sentirmos receio de algo, porém, quando isso ocorre mais de uma vez em uma mesma semana, deve ser avaliado e não ignorado.

A vida nômade pode ser cheia de surpresas interessantes e momentos de muita alegria, euforia, auto reflexão, porém quando um desses sinais começa a se mostrar frequente em nosso dia a dia, devemos ficar atentos e procurar ajuda o mais rápido possível.

Tudo isso pode ser um alerta para a possibilidade de transtornos e síndromes emocionais, como a Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão, Estresse, entre outros. Fique sempre atento e não exite em buscar ajuda de um bom profissional para te ajudar a observar o que está acontecendo e a compreender quais são as maneiras de você conseguir voltar a ter uma vida saudável.

Como identificar sintomas de ansiedade.

Saiba o que são transtornos de personalidade.

Se importe com o que realmente importa.

Oito dicas para cuidar de si mesmo.

Através do acompanhamento psicológico, o nômade poderá reavaliar seu estilo de vida e descobrir qual é a melhor forma de fazê-lo dar certo. Tudo isso é muito pessoal, cada nômade possui uma maneira de levar a vida e não adianta realizar uma fórmula que serviu para outra pessoa. Cada um precisa encontrar a sua.

No site Expire Psicologia, você poderá encontrar o terapeuta mais adequado para te ajudar. Basta entrar no site, www.expire.com.br e escrever sobre o que está acontecendo na sua vida e como você está se sentindo. Sua mensagem será encaminhada à um de nossos terapeutas, com quem você poderá agendar suas sessões de atendimento online.

Com a terapia online, você poderá conversar com um psicólogo através do seu computador ou smartphone e realizar suas sessões do conforto, segurança e privacidade da sua casa, ou de onde você estiver, precisando apenas de uma conexão com internet! Lembre-se, é muito importante dar o primeiro passo para evitar que algo trágico aconteça!

Acesse:  www.expire.com.br