Você está vivendo fora do Brasil? Como andam as coisas por aí? Por mais que muita gente pense que a vida no exterior é maravilhosa, nem sempre tudo são flores!!

Neste texto vamos refletir sobre:

  • Dificuldade em se adaptar?
  • Pense no seu propósito!
  • Dicas para melhorar sua estadia fora do Brasil

       Morar fora do Brasil tem seus momentos bons e ruins. Se você está passando por isso já deve ter observado os prós e contras de estar longe do lugar onde você nasceu. Eu já ouvi muitas pessoas reclamarem da saudade da família e dos amigos, do clima que não é o mesmo, da comida que não parece ser tão saborosa, da frieza de certas culturas...
       Quando você está em um lugar novo, pode sentir que não pertence àquele local. Talvez, uma sensação estranha de recomeço esteja brincando dentro do seu peito e te causando arrepios no estômago. Será que alguma coisa anda errada?
       Observe como está a sua vida agora. Com quem você convive, quais são as suas atividades no momento de lazer, no trabalho, tem amigos? Para algumas pessoas, pode não ser fácil se adaptar à uma nova cultura, outro idioma, novos costumes.
       Percebo que quando as pessoas se dizem felizes, elas costumam estar encantadas com alguma coisa. Seja com os filhos, o relacionamento, seu trabalho, sua casa, sua aparência... A falta de encantamento pela vida é uma característica presente na vida de quem sofre com depressão ou vive se sentindo triste e angustiado. Será que você está encantado com alguma coisa?
       Agora que você está fora do Brasil, talvez seja uma boa oportunidade para você se encantar novamente. Aqui eu deixo algumas dicas para melhorar a sua estadia longe do Brasil:

O que te fez sair?

Provavelmente você tem um propósito que te levou à deixar o país. Pode ter sido uma promoção de trabalho, um intercâmbio, um curso universitário, um amor. Observe o que te fez deixar o Brasil e rumar para novas aventuras em outro lugar. Pense em como esse propósito está se desenvolvendo e se ainda vale à penas lutar por ele. A sua tristeza ao pensar no Brasil é mais forte do que o seu desejo de conseguir seus objetivos? Pensar no seu prpósito pode te ajudar a enxergar de uma maneira mais clara tudo o que você está fazendo.

Se aproxime da cultura

Esteja aberto à aceitar a cultura do local onde você se encontra. Não estou dizendo que deverá seguir exatamente de acordo com os costumes locais, como se converter à uma determinada religião, por exemplo, mas procurar conhecer a história do país e como se portar diante daquela sociedade. Tente se despir de pré conceitos e observar os costumes sem fazer cara feia. Lembre-se, algo te levou à buscar aquele lugar, então aproveite, se concentre em seu objetivo e tente não julgar os valores do local só por eles serem diferentes dos do seu país.

Aprenda o idioma

Isso te deixará ainda mais próximo da cultura e dos habitantes locais. Quanto mais você dominar o idioma, melhor serão seus relacionamentos. Tente deixar a vergonha de lado, a se arrisque tentando pronunciar as palavras. Não faz mal nenhum em aprender um novo idioma e ainda pode ser algo útil para o seu currículo.

Faça amigos

Além de contribuir para que você aprenda o idiomas, fazer amigos pode preencher um pouco da saudade que você sente de seus amigos e familiares. Ainda te impulsiona para viver momentos incríveis e não ficar se sentindo solitário. Hoje em dia, existem dezenas de aplicativos e sites onde você pode fazer novos amigos e, com o google tradutor, tudo fica mais fácil, mesmo se você ainda está no início de seus aprendizados linguísticos.

Saia de casa

Mesmo que seja sozinho! Vá conhecer a cidade onde está morando. Pode ser que tenha um barzinho bem legal na esquina da sua casa e você nunca irá descobrir se não andar até lá! Um outro país, certamente tem uma paisagem diferente da nossa, pessoas diferentes, lugares diferentes. Vá conhecê-los! Talvez possa caminhar até um ponto turístico, uma praia ou um café. Saia da sua rotina e se permita conhecer novos lugares!

Mate a saudade

Nos momentos onde a saudade vier com força, entre em contato com seus amigos e sua família que ficaram no Brasil. Hoje em dia, conectado à internet, não há mais desculpa alguma para não mandar mensagens todos os dias e manter o contato com aqueles que você ama!

       Aproveite para viver essa nova fase da sua vida com muita intensidade. Apenas você é capaz de transformar momentos ruins em boas lembranças. Levante-se agora mesmo e aproveite para cuidar mais de você!

No link abaixo, você pode descobrir se apresenta sintomas de depressão!

CLIQUE AQUI PARA FAZER O TESTE!