Provavelmente você conhece alguém que aparenta ser o que não é! Alguém que, ao falar certas coisas, demonstra com o olhar exatamente o contrário do que diz. Mas reconhecer estas pessoas nem sempre é fácil, é preciso estar atento aos sinais que podem te ajudar a identificar um invejoso!.

Neste vídeo vamos conversar sobre:

  • É fácil identificar um invejoso?
  • Dicas para ficar alerta aos invejosos
  • E quando eu sou o invejoso?

       Será que é mesmo possível descobrir se aquela pessoa que está ao seu lado sente inveja de você? Poderia ela deixar pistas sutis em seu comportamento, de forma que você possa perceber se há verdade em suas palavras e atitudes ou se tudo o que ela faz é uma farça?
       Identificar um invejoso pode não ser fácil, mas não é impossível! Basta ficar atento à certos sinais despendidos pelo invejoso para que você possa perceber! Neste texto, eu vou te dar dicas sobre alguns desses sinais e, com um pouco de dedicação para prestar atenção, você poderá descobrir se as pessoas à sua volta são verdadeiras.

Comparação

O invejoso, na maioria das vezes, possui baixa auto estima e não confia em si mesmo, o que o faz se comparar às outras pessoas com frequência. Preste atenção quando você estiver conversando com seus amigos, familiares, colegas. Observe se alguém costuma se comparar com as outras pessoas ou até com você mesmo! Isso pode ser um alerta para identificar um invejoso!

Competição

Ora, se o invejoso duvida de si mesmo, nada mais justo que lhe pareça ser certo competir com todos à sua volta para se provar o contrário! Ele sempre está comparando sua vida social, relacionamentos, beleza física ou méritos pessoais. Mostra como sua vida aparenta ser perfeitaem relação à das outras pessoas. Cuidado!

Excesso de empolgação

Quando o invejoso sabe de sua inveja, ele tenta mascarar seus sentimentos fingindo um excesso de alegria sempre que algo lhe fere o orgulho ou lhe incomoda. Então, se você contar para ele sobre algo maravilhoso que aconteceu no seu dia, sua reação imediata é afirmar em alto e bom som o quanto aquilo é incrível e como você é sortudo, lindo, inteligente. Fique atento, pois nesse caso, ele se mostra levemente alterado, com uma alegria forçada e seu olhar pode demonstrar que está incomodado.

Fofocas e intrigas

Esse é um dos pontos mais clássicos para identificar um invejoso! Ele passa a falar mau ou fofocar sobre as pessoas que estão ao seu redor. Sicrana está de caso com fulano, fulana está encrencada no trabalho, beltrano logo logo terá que ir à um médico, pois está ficando maluco... E por aí vai. As fofocas não tem limite e possuem um ar de inocência, mais parecendo um simples comentário. E assim, como quem não quer nada, o invejoso vai derrubando a "imagem pessoal" de seu inimigo.

Mentiras

O relacionamento de "amizade" com uma pessoa invejosa é movido pelas mentiras e comportamento duvidoso do sujeito. Preste atenção no que seus conhecidos costumam lhe contar... pode ser que você acredite em invencionices criadas pelo invejoso, que apenas lhe deseja mostrar como a vida dele é mais incrível do que a sua.

Mas e quando eu sou o invejoso?

       A inveja está presente, geralmente, em pessoas inseguras diante de certos aspectos em suas vidas. Por exemplo, pessoas com excesso de peso, podem sentir inveja de pessoas muito magras, pessoas com baixos cargos profissionais podem sentir inveja de seus patrões. A falta de confiança e auto estima baixa rondam o invejoso, que se vê diante de um profundo desequilibrio emocional.
       Perceber que você possui inveja de alguém ou de alguma coisa, é um grande passo para cuidar de si mesmo. Podendo sim, prejudicar o objeto de inveja, o invejoso prejudica, ainda mais a si mesmo. Ao alimentar sentimentos negativos, ele pode abrir a porta de sua vida para patologias pais complexas, como ansiedade generalizada ou depressão.
       Para evitar ser corroído por este sentimento tão nocivo, é importante primeiramente que você aceite o fato de que sente inveja. Você não é uma má pessoa por causa disso, apenas precisa aprender como utilizar o sentimento de inveja à seu favor.
       Observe onde está a sua falta de confiança. O que você pode aprender com este sentimento para superar aquilo que te faz sentir inferior? Muitas mudanças surgem à partir de uma primeira inquietação! Talvez sentir inveja nesse momento seja uma oportunidade para você observar quais são os pontos que te deixam inseguro e o que você pode fazer para superar estes obstáculos e conseguir aquilo que você deseja, sem precisar fazer intrigas, fofocas e precisar fingir que não se sente incomodado.
       Afaste-se por um tempo da pessoa que você inveja, respire. Observe como melhorar para se sentir bem e, após realizar uma compreensão aprofundada sobre si mesmo, retorne ao convívio com muito mais força, buscando substituir a inveja pela admiração. O que aquela pessoa tem que a fez conseguir o que você queria? Como aprender com ela e se tornar aquilo que você quer?

No link abaixo você pode fazer um teste para descobrir se é um invejoso e dar o primeiro passo para cuidar de si mesmo! Lá você também poderá encontrar testes para medir o seu nível de ansiedade, depressão e como anda o seu relacionamento!

CLIQUE AQUI PARA FAZER ESTE E OUTROS TESTES!