Você sabia que mais de 85% das pessoas sentem alguma dificuldade na hora de se  expressar para os outros e costumam guardar os problemas para si? Seja por pura timidez, ou medo do que os outros possam pensar, quase todo mundo acumula alguma questão não resolvida apenas para si.

Neste texto vamos conversar sobre:

  • O que acontece quando acumulamos nossas emoções
  • Benefícios de Expirar emoções negativas
  • Saiba como e com quem desabafar

Risco 01: Colapso emocional
        Acontece que quando você guarda os problemas para si mesmo, sua mente pode desenvolver certos desequilibrios, pois a função neocortical do cérebro desativa, fazendo você se sentir confuso, e a cria uma versão distorcida das situações. Dessa forma, você acaba tendo mais dificuldade em perceber o que realmente estaria te perturbando. Sua mente fica turva, dificultando um entendimento claro das diversas situações do dia-a-dia.

Risco 02: Colapso físico
        Isso para não falar do impacto negativo que o acúmulo de emoções negativas pode ter sobre o seu corpo quando você guarda os problemas apenas para si. O estresse contínuo tensiona os músculos, resultando em problemas para dormir, má qualidade do sono, cólicas e dores musculares.

Risco 03: Colapso social
       Outro ponto é o fato de que acumular emoções negativas com frequência se transforma em um hábito. O que no início são apenas emoções pontuais podem se transformar em sentimentos sólidos de negatividade. Além de lhe deixar em um constante estado mental negativo, você pode, mesmo sem querer, estar afugentando pessoas de forma totalmente inconsciente, tornando todo esse processo um ciclo vicioso.
       Por fim, qualquer pessoa, por mais bem esclarecida que seja, ao longo da vida tem questões pessoais que poderiam ser melhor resolvidas. Nessa direção, uma forma bastante eficaz para aprender a lidar melhor com nossos sentimentos negativos e não os deixarem se transformar em problemas maiores não é reprimindo-os apenas para si, mas sim falando abertamente sobre eles.

Mas com quem seria interessante falar sobre meus sentimentos?

       Amigos e familiares são sempre uma ótima opção! Porém muitas vezes é justamente nosso próprio cíclo mais próximo a razão de acumularmos tantos sentimentos negativos. Além disso, por mais que na maioria das vezes as pessoas ao nosso redor queiram nosso bem estar, descarregar nossos próprios sentimentos negativos em nossos familiares e amigos pode acabar por contribuir para a construção de relacionamentos intempestivos, pois estamos apenas transferindo cargas emocionais para outras pessoas, e uma hora ou outra isso acaba voltando para a gente.
       A verdade é que nossos familiares e amigos não são preparados para receber nossa descarga emocional. Transferimos aquela carga negativa para eles, que assim como a gente, também podem estar acumulando sentimentos negativos em silêncio e nós estamos apenas piorando a situação emocional das pessoas ao nosso redor.
      Cedo ou tarde essas pessoas também precisarão aliviar a tensão emocional e toda aquela carga negativa acaba voltando para a gente, ou pior, aos poucos vamos perdendo a habilidade de dialogar e vamos querendo mais distância das pessoas que nos estressam, bem como nossos amigos e familiares podem começar a nos evitar, e assim um muro é levantado.
       Sem amigos e familiares, com quem eu devo desabafar? Com colegas de trabalho? Com vizinhos? Com desconhecidos? A verdade é que terapeutas são profissionais que estudam em média 5 anos ou mais (afinal de contas psicólogos nunca param de estudar) não apenas para lhe escutar, mais para te ajudar como você pode parar de acumular cargas negativas e lhe ajudar a ser uma pessoa melhor.

Você pode conversar diretamente com alguém que está preparado para te escutar, acessando www.expire.com.br.

Este é o primeiro passo para cuidar de si mesmo.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR COM ALGUÉM!