Certamente você já passou por muitos percalços em sua vida profissional. Obstáculos aparecem o tempo todo em nosso caminho e pode não ser tão fácil lidar com eles.

Neste texto vamos refletir sobre:

  • Como você pode ficar mais forte após um fracasso.
  • O que você pode aprender quando as coisas não saem como deseja.
  • A importância de recomeçar e não desistir.

Com estréia prevista para hoje, na Rede Globo, a nova novela das 7, Verão 90 Graus, aborda uma questão relevante para ser colocada em pauta neste post! Para quem ainda não leu a premissa da novela, três ex celebridades se encontram nos anos 90, após a decadência de sua carreira, que teve seu auge nos anos 80.

Manuzita (Melissa Nóbrega/Isabelle Drummond) e os irmãos João (João Bravo/Rafael Vitti) e Jerônimo (Diogo Caruso/Jesuíta Barbosa) fizeram muito sucesso pelo Brasil nos anos 80, com a ‘Patotinha Mágica’, sendo, durante algum tempo, os queridinhos do país. Porém, com o passar dos anos, a fama acaba por se perder, mas o sonho de retornar à ela permanece vivo no trio.

Ter que lidar com o fracasso profissional, em uma carreira decadente é algo que acontece não apenas com as celebridades, mas com muita gente que conseguiu se estabelecer no mercado de trabalho, porém não se mantiveram firmes ou perderam espaço para as novidades que surgiram no mercado.

Você já vivenciou algo parecido?

Quando você sente que está perdendo o seu espaço e tudo aquilo que construiu, pode ficar desestabilizado, tanto nos aspectos mentais como emocionais . O sentimento de rejeição ou de ser substituído pode acarretar sérios problemas emocionais, como depressão, ansiedade, estresse, trauma, pânico, entre tantas outras possibilidades. Sem falar, é claro, do lado financeiro.  Não é fácil lidar com as mudanças.

E o mercado exige que você sempre esteja se atualizando em sua área de atuação, sem, no entanto, afirmar que um lugar ao sol está garantido. Muitas pessoas saem das universidades e não conseguem encontrar emprego na área que escolheram para exercer. Segundo estudo divulgado em dezembro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, 44,2% dos recém chegados, com nível superior, ao mercado de trabalho, estão atuando em áreas que não correspondem às suas formações acadêmicas.

Diante dessa fragilidade econômica enfrentada pelo nosso país, como você pode agir para lidar com o fracasso profissional?

Compreender que o fracasso o torna mais forte e não mais vulnerável.

Ao estar diante de uma situação como esta, você deve observar quais são os aprendizados que podem ser obtidos através de tal experiência. O fracasso profissional pode ser analisado, de forma que você consiga descobrir onde ocorreram as falhas, e o que fazer e não fazer em determinadas situações, criando assim, sinais de alerta para fazer diferente em seus próximos passos.

Os aprendizados ocorrem no caminho e não na chegada.

Alcançar o sucesso te permite percorrer um caminho cheio de desafios e percalços para que você possa obter a vitória. No decorrer desse caminho, você certamente irá se deparar com surpresas nada agradáveis ou com uma pitada de sorte, todos os acontecimentos são válidos para que haja aprendizado pessoal e servem como preparação para uma futura conquista.

Não desistir é muito importante

Quando você desiste de um sonho, você está desistindo de si mesmo. Recusando-se a ver todos os aprendizados obtidos naquele momento de fracasso e deixando de perceber como pode utilizá-los à seu favor. Quando desistimos de nós mesmos, o mundo ao nosso redor desiste de nós também, pois deixamos de estar sintonizados com ele, o que pode causar sensações de solidão, abandono, rejeição. No post Nós nascemos para lutar?, você pode encontrar algo interessante sobre superação e determinação.

Nunca é tarde para Recomeçar

A vida é cheia de recomeços. A todo momento as pessoas dão passos em novas direções e fazem novas escolhas. Para que um prédio seja construído com alicerces mais fortes, é necessário, muitas vezes, que a base antiga seja completamente demolida. Assim também é com muitos de nossos projetos, precisam ser rompidos e finalizados, para que novos projetos surjam, e novos aprendizados aconteçam. A cada novo projeto, você pode utilizar o que aprender, solidificando cada vez mais o seu caminho.

Nos momentos de desestabilidade emocional e para auxiliá-lo a superar um momento de fracasso profissional, é essencial que você esteja acompanhado de um bom profissional de psicologia para te auxiliar, não acha? A Expire pode te ajudar  a encontrar o psicólogo mais adequado para realizar terapia online!

Com a terapia online, você poderá conversar com um psicólogo através do seu computador ou smartphone e realizar suas sessões de terapia, do conforto, segurança e privacidade da sua casa, ou de onde você estiver, precisando apenas de uma conexão com internet!

Saiba mais em: www.expire.com.br