Nestes dias onde você está isolado, passando muito tempo em casa, seu corpo pode começar a reclamar da falta de movimentar-se! Não desanime, neste texto abordaremos pontos importantes sobre como você pode cuidar mais de si mesmo fisicamente neste período!

Neste texto, vamos conversar sobre:

  • Sedentarismo em casa
  • A importância de melhorar seu metabolismo
  • Dicas para cuidar da sua saúde na quarentena


       Ficar em casa, muitas vezes pode parecer o sinônimo de preguiça. A vontade de dormir até mais tarde aperta e a falta de uma rotina fora de casa pode contribuir para que o seu corpo permaneça inerte.
       Quando você sai para trabalhar, seu corpo aprende a seguir um padrão de rotina. Ele busca se adaptar aos seus horários de sono, de alimentação, reconhecendo até momentos onde você deve estar se sentindo mais elétrico ou sonolento.
       Levar as crianças para a escola, ir ao shopping, ao salão de beleza, caminhar pela cidade até o ponto de ônibus são atividades que parecem simples, mas que contribuem para que o seu corpo não se sinta sedentário. Quando fazemos diversas atividades durante o dia, nosso corpo permanece esperto, com o metabolismo controlado, o que pode nos provocar uma sensação de bem estar. Porém, nesta época de crise, onde não saímos de casa, pode parecer difícil manter a saúde na quarentena!

O que é metabolismo?

       Para que você compreenda a importância de continuar realizando exercícios físicos e de manter uma alimentação saudável, primeiro eu preciso te explicar o que é o metabolismo e como  você pode mantê-lo controlado ou acelera-lo, mesmo estando em casa!
       De uma forma bem resumida, o metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo e que são responsáveis pela produção de calor e geração de energia nos seres vivos. Então, quanto mais aceleradas estiverem estas reações no seu corpo, mais energia você terá para executar simples tarefas pertinentes à biologia do seu corpo, como ingerir alimentos, digerí-los melhor, quebrar certas substâncias ingeridas pelo seu corpo. Este processo, contribui para que seu corpo tenha uma sensação de bem estar e para que seu organismo trabalhe com saúde e disposição.
       Quando o nosso metabolismo está lento ocorre o contrário. Nosso corpo fica ainda mais "preguiçoso" para realizar simples tarefas, inclusive para queimar calorias e nos deixar com aparência mais saudável e com resistência corporal.

Exercícios físicos e alimentação

       São elementos chave para manter o seu metabolismo equilibrado. Uma boa alimentação durante este período de quarentena, atrelada à exercícios simples, que podem ser realizados em casa mesmo, podem ser de grande auxílio para que seu corpo permaneça em uma rotina saudável.
       Você não precisa ir à uma academia para realizar simples atividades que farão com que seu corpo se sinta bem! Abaixo, fizemos uma lista para que você se atente à pontos essenciais que não podem ser ignorados para manter a saúde na quarentena!

1 - Cuide da sua alimentação

       Uma alimentação saudável é muito importante para não faltar nenhum nutriente no seu corpo neste momento. Refeições ricas em proteínas, fibras e vitaminas, devem ser inseridas em seu cardápio. Alimente-se bem!
       Sabemos como está difícil ir ao supermercado neste momento de crise, onde nem todas as frutas estão frescas e em muitos lugares já não se encontra um ou outro alimento. Mantenha a calma e improvise! Existem muitas opções para variar o seu cardápio, porém, dê prioridade à alimentos que saciam por mais tempo, que possuem pouco carboidrato e um bom teor vitamínico.
       Também é importante manter-se hidratado! A água auxilia no aumento da velocidade do seu metabolismo! Frutas e verduras são sempre bem-vindas e, você sempre pode variar o cardápio, de acordo com as que estão disponíveis nos supermercados.
       Não se esqueça de lavar bem os alimentos e secá-los!

2 - Higiene-se
       Não apenas para evitar contaminação com o vírus que circula por aí. Cuidar da sua higiene também é uma boa forma de se sentir bem consigo mesmo e de cuidar do seu corpo.
       Não se descuide de si mesmo neste período! Mantenha uma rotina de higiene adequada ao momento atual. Afinal, mesmo estando em casa o dia inteiro, isso não significa que você nem precisa levantar da cama, não é mesmo?
       Escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar um banho relaxante, pintar as unhas em casa, aparar a barba, utilizar lençóis e roupas limpas também contribuem na sensação de bem estar. Não se descuidar destes pequenos detalhes, manda uma mensagem direta para o seu cérebro, dizendo: "Eu continuo cuidando de mim mesmo!"
       Ao sair de casa para ir ao supermercado e à farmácia, não esqueça de lavar bem o corpo, as mãos, as roupas  e utilizar álcool para higienizar artigos pessoais, como as chaves do carro e seu telefone!

3 - Faça exercícios físicos
       Fazer exercícios em casa é uma boa maneira de você se manter em forma e saudável, estimulando o seu corpo e a sua mente à trabalharem em conjunto. Hoje em dia é possível ter acesso à uma grande variedade de exercícios que podem ser realizados na sua sala.
       Inúmeros sites e aplicativos estão disponibilizando treinos personalizados para que você possa escolher a melhor opção para seus exercícios. Muitos destes, com uma excelente qualidade!
       Você faz academia? Fique atento! Muitas academias estão auxiliando seus clientes através de videoconferência, compartilhando dicas de treinos e alimentação saudável!
      Não possui esteira ou bicicleta para malhar em casa? Estes exercícios podem ser realizados ao ar livre, desde que você mantenha uma certa distância das outras pessoas! Pode ser uma boa, caminhar ou correr pelo seu bairro!

4 - Vitamina D
       Suplementos vitamínicos são muito importantes para evitar problemas de saúde no futuro, principalmente neste momento onde estamos passando muito tempo dentro de casa. A vitamina D é diretamente ligada à casos de depressão, onde a ciência já comprovou que a insuficiência desta vitamina pode potencializar casos depressivos.
       No caso da vitamina D, para seu corpo pa produzir, é necessário que você tome banho de sol algumas vezes durante a semana. Dentro de casa, isso pode ser difícil para muitas pessoas. Além do mais, o seu corpo exige que você se esponha ao sol sem protetor solar para produzir esta vitamina.
       Então, uma ótima opção é tomar suplementos vitamínicos! Eles estão disponíveis em todas as farmácias e possuem várias outras vitaminas necessárias ao nosso corpo! E você pode aproveitar aqueles suplementos que possuem muitas vitaminas em um único comprimido! Vitaminas C, D, B12, A, entre tantas outras, que contribuirão para o seu organismo se manter saudável e com imunidade controlada!

Já que acabamos de falar sobre a vitamina D e sua relação com a depressão, no link abaixo, você pode realizar vários testes para compreender melhor se possui sintomas depressivos, ou como anda a sua ansiedade! Também pode descobrir se está em um relacionamento abusivo e se você é uma pessoa insegura!

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