Nas últimas semanas, o Brasil vem enfrentando o assombro do "coronavírus", que já acometeu cerca de 298.948 pessoas no mundo, em 21 de março de 2020.  E, a cada dia, mais casos são descobertos e medidas de mudanças comportamentais na população já estão acontecendo. Entenda como isso pode afetar o desempenho da sua empresa e saiba como estar preparado para evitar maiores problemas.

Neste texto vamos conversar sobre:

  • As mudanças trazidas pelo coronavírus.
  • Trabalho remoto é para todo mundo?
  • Importância de cuidadr da saúde mental de seus colaboradores

       Todos os dias, os jornais e programas televisivos transmitem exaustivamente notícias assustadoras sobre a pandemia que se estende por todos os continentes do planeta. Na internet, médicos, políticos, colunistas, cientistas, youtubers, jornalistas também não cansam de informar sobre os cuidados a serem realizados para evitar que o vírus se espalhe pelas cidades brasileiras.
       Observando o caos que está instalado, por causa do coronavírus em países como Itália, Espanha e Irã, o governo brasileiro adotou regras de segurança para conter o avanço do vírus que, mesmo assim, insiste em espalhar-se mais rápido do que prevíamos. Mediante estas regras, pessoas estão tendo que deixar de trabalhar, muitos transportes públicos deixaram de funcionar, pessoas ficam, cada vez mais isoladas do mundo, e muita gente teve que dar continuidade aos seus trabalhos de forma remota.
       O sentimento de alarme que toma conta da população não é gerado em vão, tendo o alto risco de contágio da covid-19, a capacidade de atendimentos em nossos sistema de saúde e o alto índice de gravidade da doença em pacientes idosos, hipertensos, diabéticos. O mundo está assustado e tenta controlar a situação das melhores formas possíveis.

O impacto nas empresas

       Cinemas, teatros, shoppings, empresas de ônibus, aeroportos, bares já estão proibidos de funcionar em várias cidades do Brasil. Principalmente naquelas onde o foco da doença se mostra presente e, com isso, várias empresas destes setores se vêem obrigadas a pausar suas atividades, principalmente aquelas que lidam diretamente com um grande número de pessoas.
       Outras empresas, conseguem dar continuidade às suas atividades, porém de uma forma mais alternativa. Umas revezam os horários de seus funcionários, outras os permitem exercer suas atividades remotamente para evitar os prejuízos economicamente causados em épocas de grande crise.
       Essa solução pode ser de grande importância para que a empresa continue oferecendo seus serviços, sem precisar pausar suas atividades. Trabalhar remotamente é uma grande experiência para os colaboradores que acabam vendo-se diante de uma liberdade e economia de tempo, sem tantos conflitos presenciais no trabalho e, ainda, com grandes chances de uma boa produtividade. Porém há aspectos do trabalho remoto que não são como um mar de rosas.

Todo mundo pode trabalhar remotamente?

       Sim e não, eu diria. O trabalho remoto requer um perfil específico de colaborador, alguém com comprometimento, responsabilidade, com ciência de que não está tendo dias de folga.
       Trabalhar remotamente não é apenas sair da cama de pijama e sentar-se ao computador para executar as tarefas. É preciso estar mentalmente preparado para lidar com as questões de trabalho sem sair de casa. Preparar um ambiente confortável, sem interrupções familiares, manter uma rotina de trabalho comprometida.
       A sensação de liberdade que o trabalho remoto causa em seus colaboradores não pode ser confundida com férias. É preciso disciplina para realizar o trabalho de forma produtiva e eficaz, evitando assim, prejuízos à empresa.
       A consciência da responsabilidade no trabalho remoto pode ser aprendida e desenvolvida por todos aqueles que se dedicam ao trabalho.

Trabalho remoto compulsório

       O que está acontecendo com a população diante do coronavírus, é que muitas pessoas estão deixando suas rotinas de trabalho presenciais para trabalhar de casa e, muitas destas, nunca trabaharam desta forma ou sequer cogitaram fazer isso algum dia. São pegas de surpresa e têm que adaptar seu dia-a-dia à esta nova forma de trabalho.
       Este desvincular de uma rotina, atrelado ao estado de pânico onde o Brasil está entrando gera grande ansiedade na população, que se vê diante de uma nova perpectiva de enxergar as coisas. O isolamento social também contribui para o crescimento dos casos de depressão e estresse, uma vez que o colaborador passar a não ter muito contato com o mundo exterior e convive apenas com seus familiares mais próximos.
       Em um momento como este, onde muitas pessoas precisam adaptar suas atividades, a economia não pode parar, muito menos os empregos gerados em nosso país. O trabalho remoto é uma forma de continuar empregando milhares de pessoas, de uma forma onde a empresa não seja prejudicada, mesmo que o colaborador necessite aprender como se posicionar em um trabalho remoto e tenha que modificar sua rotina para se adequar à este momento de crise.



Colaboradores não remotos

       Para aquelas empresas onde os colaboradores realmente não podem executar suas atividades de forma remota, principalmente empresas que lidam diretamente com uma grande quantidade de pessoas - clientes - no dia a dia, o que lhes resta é adaptar seu modelo de nogócio para um modelo remoto ou aguardar o momento de crise passar.
       Em ambos os cenários, o impacto emocional e mental sobre os colaboradores é forte e deve ser encarado com extrema seriedade. O nosso trabalho, muitas vezes faz parte de nossa identidade, de quem nós somos e nos ver em um posicionamento diferente daquele que estamos acostumados pode causar crises de ansiedade, pânico, fobia, entre outras tantas patologias relacionadas à saúde mental.
       Por este motivo, é muito importante cuidar da saúde mental de seus colaboradores neste momento tão intenso onde mudanças profundas estão ocorrendo em nossa sociedade, sem uma previsão para o término deste fatídico momento.

Cuidando da saúde mental

       Para  se adaptar às mudanças que estão acontecendo sem prejudicar seu desempenho no trabalho, seja este, remoto ou presencial, é importante que o colaborador esteja amparado mental e emocionalmente. Não é nada fácil passar pela situação que todo o planeta está passando, onde mal podemos sair de casa. A ajuda de um profissional de psicologia pode ser decisiva neste momento.
       Nesta semana, o Conselho Federal de Psicologia proibiu que sessões de terapia presenciais aconteçam, tendo estas que ocorrer, exclusivamente de forma online.

Terapia online

       Aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018, a terapia online é 100% eficaz, se mostrando, muito utilizada em todo o Brasil. Através de um computador ou smatphone, o paciente e terapeuta se conectam em vídeoconferência e realizam a terapia sem precisar se encontrar presencialmente. A terapia acontece sem sair de casa, com segurança e sem a necessidade de que o paciente esteja exposto aos riscos trazidos pelo o Coronavírus.

Terapia online para seus colaboradores com a Expire

       A Expire é uma plataforma de terapia online que conecta psicólogos e pacientes em todo o Brasil, que busca parcerias com empresas para oferecer terapia online à seus colaboradores de uma forma facilitada e exclusiva.
        As empresas parceiras da Expire oferecem aos seus colaboradores um desconto especial para realizar terapia online, através do nosso site, e este desconto se estende também, aos familiares dos colaboradores. Desta forma, sua empresa contribui para um ambiente organizacional saudável e com colaboradores que cuidam de sua saúde mental, sem que a empresa tenha custos algum com isso.

        Para que sua empresa seja uma de nossas parceiras, não é nada complexo!
Basta entrar em contato conosco através do e-mail: heitor@expire.com.br e conversar com o nosso setor de parcerias.
       Desta forma, você receberá o nosso selo Expire de Saúde Mental para a sua empresa,  mostrando que sua empresa se importa com o bem estar daqueles que colaboram com você!

Conheça nosso site em: www.expire.com.br

No link abaixo, você pode realizar alguns testes para saber como andam sua ansiedade, estresse, depressão, entre outros!

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR ESTE E OUTROS TESTES

*Se você é um profissional de psicologia, acesse o site terapiabox.com e conheça uma ferramenta com tudo o que você precisa para atender à um login de distância! Na TerapiaBox você organiza sua agenda, registra suas evoluções e anamineses, controla suas finanças, possui seu site pessoal, realiza seus atendimentos online com segurança e muito mais! E o melhor de tudo: Você pode testar a ferramenta gratuitamente!

terapiabox.com