Muitas pessoas guardam seus sentimentos e frustrações apenas para si. É impressionante a quantidade de pessoas andando à sua volta que parecem colocar uma máscara diante de suas questões pessoais, será que você se identifica com elas? Porém, existem muitos benefícios de desabafar! Colocar para fora as suas emoções negativas pode ser de grande ajuda para que você consiga superar os momentos de dificuldade.

Neste texto vamos conversar sobre:

  • O que acontece com o seu cérebro quando você desabafa os seus problemas?
  • Benefícios de desabafar
  • Com quem você deve conversar sobre suas angústias.

       Conversar com alguém sobre os seus problemas pode ser uma ótima opção para conseguir se sentir mais leve ou até mesmo encontrar a solução para um determinado problema. Você já percebeu que quando conversa com outra pessoa sobre qualquer assunto, esta costuma ter uma visão diferente da sua? Algo semelhante também acontece quando você desabafa com alguém! Isso ocorre porque cada um de nós enxergamos a vida através de filtros diferentes, de acordo com as nossas experiências e aprendizados.
       Então, quando você coloca suas angústias para fora, você acaba por receber a visão da outra pessoa sobre determinada situação, podendo te ajudar a refletir sobre o que está acontecendo e o que deve ser feito para superar as dificuldades apresentadas.
       Mais da metade das pessoas guarda os problemas apenas para si e já foi comprovado cientificamente que isto pode não ser o melhor à ser feito. Uma pesquisa realizada pelo psicólogo brasileiro, Julio Peres, identificou que quando as pessoas conversam sobre seus traumas o cérebro ameniza a intensidade da dor, fazendo com que consigam reorganizar a forma como interpretam seus sentimentos. Esta organização, proporciona maior clareza, pois o desabafo faz com que o sistema límbico - responsável pela interpretação de nossos sentimentos - passe a apresentar uma visão diferente e mais madura acerca dos medos e angústias gerados por um determinado trauma.
       Posso dizer, entretanto, que poucas pessoas acabam procurando conversar com alguém sobre seus problemas e, as que o fazem afirmam sentir significante melhora diante da problemática apresentada. Estes "corajosos", conseguem obter um maior controle emocional surgido diante do compartilhamento das questões que os aflige.
       Existem, ainda outras que derivam do compartilhamento de nossas angústias e desafios. Entre os benefícios de desabafar, estão:

Controle emocional

Como citado na pesquisa acima, ao compartilharmos os nossos problemas, podemos enxergá-los de maneira diferenciada, pois a outra pessoa também compartilha conosco as suas experiências e ideias, o que pode nos proporcionar maior amadurecimento emocional e autocontrole.

Você não vira uma pessoa tóxica

Ao desabafar, você acaba por não cumular os seus problemas. Isso te ajuda a evitar momentos de explosão emocional.

Você obtém maior clareza sobre o que te incomoda

Ao falar em voz alta o que te preocupa, você permite que o seu cérebro elabore uma nova maneira de enxergar um determinado problema. Pensar e expressar as suas angústias te ajudará a obter maior clareza diante da situação, passando a enxergá-la de forma mais racional. Dessa forma, poderá elaborar os seus próximos passos diante do que te incomoda, para lconseguir superar seus desafios.

Você evita doenças físicas surgidas através da somatização de seus sentimentos

Sim! O que pensampos está diretamente ligado com muitas de nossas doenças. Mente e corpo precisam estar em harmonia para garantir que você tenha uma vida saudável. Ao desabafar e elaborar de forma menos dolorosa uma situação traumática, você também evita que este trauma se transforme em problemas físicos ou emocionais, como ansiedade, depressão, insônia, infarto.

Com quem você deve desabafar, então?

       É muito importante falar sobre o que se sente, porém precisamos saber com quem poderemos conversar sobre aquilo que nos aflige. Provavelmente, você já se deparou com indivíduos angustiados que se aproveitam de qualquer oportunidade de interação social para conversar.
       Sendo muito constrangedora para ambas as partes, essa situação pode despertar um certo desconforto, porém, isso demonstra que as pessoas podem se sentir confortáveis para conversar, demonstrando empatia. Quando doamos um pouco de osso tempo para ouvir outra pessoa, mesmo que não venhamos a notar, podemos estar fazendo uma enorme diferença!
       Mas nada como conversar com aguém que está preparado para lhe ouvir, não é mesmo? Quando você sentir necessidade de falar sobre seus sentimentos angustiantes, procure um profissional que consiga te auxiliar, com preparo, empatia e confiança.

Desabafar é sinal de Força

       Muitas pessoas têm medo de falar sobre o que sentem porque pensam que discutir a respeito dos seus problemas é um sinal de fraqueza. No entanto, trata-se totalmente do oposto. Quanto expiramos nossas emoções ruim, estamos mostrando a nós mesmos o quão corajosos e inteligentes nós somos. Corajosos de fazer o que a maioria não faz e inteligentes, pois estamos cuidando da nossa saúde e do nosso bem estar.
       Falar sobre as questões e os problemas que estão te causando tristeza ou estresse é uma maneira saudável e eficaz de canalizar emoções positivas e remover o que não lhe faz bem. Desta forma, você pode obter uma visão positiva e mais empática do mundo ao seu redor, pois ampliará sua compreensão de como as pessoas o afetam e como elas são afetadas por você.
       Falar o que te faz mal é importante, pois as questões que você não encara de frente acabam se tornando suas próprias limitações. Este pode ser um bom momento para você conversar sobre o que te incomoda, te intristece, te causa medo ou rancor. Guardar esses sentimentos pode ser uma armadilha, como uma espécie de bomba que irá explodir à qualquer momento. Para evitar que isso aconteça, é interessante que você coloque para fora o que te preocupa.

Você pode conversar diretamente com alguém que está preparado para te escutar, acessando www.expire.com.br.

Este é o primeiro passo para cuidar de si mesmo.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR COM ALGUÉM!