Você já percebeu que nesta época do ano tudo parece estar ainda mais agitado? Seja por causa da contagem regressiva para o ano novo, os últimos preparativos na empresa para fechar o ano ou porque as crianças já estão de férias! Como controlar o estresse diante disso tudo?

Neste texto vamos conversar sobre:

  • A correria e o estresse
  • E quando não controlamos o estresse?
  • Como controlar o estresse?

       Não adianta negar, com o final do ano se aproximando, a tendência é que você corra para finalizar todas as suas atividades e iniciar 2020 com o pé direito, correto? Porém, essa correria toda pode fazer com que você acabe desequilibrando seus aspectos emocionais e mentais.
       Sabe quando você caminha por longas distâncias e se sente desidratado? Precisa beber água para recuperar as energias! É mais ou menos isso que acontece com a sua mente quando você se joga de cabeça em todas as atividades do seu dia a dia! Em um momento, o seu cérebro irá se queixar de tamanho esforço e precisará de um tempo para recuperar as energias!

E o que acontece se ele não tiver esse tempo?

       Quando os seus níveis de estresse se encontram elevados, é necessário que sejam controlados para evitar um possível "colapso" mental e emocional. Quando você não consegue controlar o estresse, as chances de que outras patologias aconteçam ficam elevadas. Problemas cardiovasculares, depressão, ansiedade, possibilidade de AVC a envelhecimento precoce são alguns dos problemas que podem ter origem no estresse.
       Por isso é tão importante evitar que o estresse se estenda por muito tempo. Dessa forma, você cuida tanto de seu aspecto emocional, quanto de seu próprio corpo. Mas como controlá-lo?

Dicas para controlar o estresse

Observe o seu presente
Esta é uma ótima dica para evitar ansiedade e angústia vindas de preocupações com eventos passados ou futuros. Perceba-se no agora, aproveite tranquilamente o que quer que esteja fazendo, sem se preocupar com o que virá em seguida no seu roteiro.

Evite se cobrar demais
Mesmo que seja difícil, procure não exigir demais de si mesmo. Faça apenas o que lhe for possível e compreenda que você é um ser humano com limitações e que precisa cuidar de si mesmo.

Aprecie-se
Observe tudo o que você conquistou até agora e sinta-se merecedor de tudo isso. Agradeça a si mesmo pelas coisas boas que possui e adimire os aspectos que julgar importantes em si mesmo.

Respiração
Em momentos mais urgentes, mantenha o foco em sua respiração. Procure um lugar tranquilo, feche os olhos e se sente em uma posição confortável. Respire e inspire, prendendo a respiração por cerca de 3 ou 5 segundos. Faça isso por cinco vezes e depois mantenha um ritimo normal de respiração, prestando atenção nesta. Este exercício pode te ajudar a controlar o estresse em momentos onde você se sente carregado ou agitado.

Ouça música
Durante alguns minutos do seu dia, ouça músicas que lhe agradem. Tire este momento para você e tente controlar os pensamentos que te dizem que isto é perca de tempo. Pense que este momento é importante para que você tire o seu foco das atividades do dia a dia e mantenha seu cérebro mais relaxado e descontraído. Ler um livro ou ver um filme também pode ser uma boa!

Saia da rotina
Sempre que possível, tente fazer algo diferente. Algo que goste, mas que acredita que não possui tempo para tal. Seja dormir um pouco mais, aprender a dançar, fazer aulas de pintura, tocar um instrumento... Uma vez ouvi alguém dizer que quando a gente quer muito alguma coisa, damos um jeito!

Coma um chocolate
Ou algo doce. O açúcar ajuda o cérebro a produzir um neurotransmissor chamado serotonina. Esse neurotransmissor é o responsável pelas sensações de alegria. Outra dica é fazer exercícios físicos e praticar meditação, pois ambos ajudam o cérebro a produzir dopamina, neurotransmissor resonsável pela sensação de prazer e bem-estar no corpo humano.

Como falado anteriormente, quando você não consegue controlar o estresse, ele pode evoluir para um grau patológico, caracterizado por comprometimentos emocionais e mentais! No link abaixo, você pode realizar testes para saber se está com ansiedade, depressão e como está o seu nível de interação social!

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