Provavelmente, você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que permanece. Isso não é um mero exagero de quem inventou essa frase. Ela faz todo sentido! Vou te explicar o porque e como você pode causar uma boa impressão em um primeiro contato com alguém!

Neste texto, vamos falar sobre:

  • A primeira impressão é importante?
  • Como causar uma boa impressão?
  • Seja você mesmo!

       Você já se perguntou porque certas pessoas parecem simples coadjuvantes da vida, enquanto outras parecem roubar toda a cena? Observe à sua volta! Todos os dias, é provavel que você encontre dezenas de pessoas, seja no trabalho, com sua família, amigos, andando pelas ruas. Cada uma dessas pessoas possui características próprias, mas o que faz com que certas pessoas pareçam ser mais atraentes do que outras?
       Cada um de nós possui valores, conceitos e gostos muito peculiares. É normal que nos sintamos atraídos por aquilo que mais se assemelha aos nossos gostos e expectativas. Diz-se que levamos cerca de 30 segundos para ter uma opinião formada sobre algo ou alguém, baseados em nossa visão de mundo. Você já reparou que assim que conhece uma pessoa, consegue compreender um pouco sobre ela, apenas observando seu modo de falar, suas roupas, como se porta? Esses detalhes podem mostrar muito sobre quem as pessoas são, mesmo que não mostrem de forma profunda.
       Claro que para conhecermos alguém à fundo, é preciso convivência e disponibilidade, porém a primeira impressão é muito importante para decidirmos se pretendemos conviver e nos disponibilizar para conhecer melhor esta ou aquela pessoa. Quando uma pessoa conhece outra pela primeira vez, pode avaliar quase que instantâneamente se pretende se encontrar novamente com esta e conhecê-la melhor.
       Isso acontece corriqueiramente quando falamos de relacionamentos amorosos. Em um primeiro momento, uma pessoa encontra a outra e seus gostos e valores a informam se ela gostaria de prolongar o encontro com aquela pessoa. Se a outra pessoa se veste de acordo com suas expectativas, se seu tom de voz é agradável, se aparenta ser bonita ao ponto de agradar. Através de uma primeira conversa, podemos fazer um filtro inicial sobre o quanto de compatibilidade temos com a outra pessoa: se apreciamos as mesmas coisas, se gostamos de frequentar os mesmos lugares, por exemplo.
       Mas existem certos truques que podem te ajudar a causar uma boa primeira impressão e que são muito importantes para que você consiga aumentar as chances de ser admirado e querido pelas outras pessoas!

Cuide bem da sua aparência!

A sua aparência vai dizer para o outro muito do que você é. Mesmo que você saiba que o interior de uma pessoa é mais importante do que o exterior, é este lado que primeiro é percebido por quem não te conhece. Avaliamos muito como a outra pessoa se veste, se ela aparenta ter higiene corporal, se ela mostra ter cuidado para consigo mesma. Então, nada de sair de casa sem lembrar de usar o desodorante ou escovar os dentes! Cuidados básicos, como um cabelo bem cuidado e uma roupa em bom estado podem fazer a diferença na forma como você irá impactar a vida das outras pessoas.

Sorria

Quase ninguém gosta de estar perto de uma pessoa mau humorada ou triste. É cientificamente comprovado que quando sorrimos conseguimos atraír ainda mais as outras pessoas, pois elas, inconscientemente, acabam nos enxergando como simpáticas e amigáveis. Sorrir certamente vai fazer com que as outras pessoas queiram estar próximo à você, aproveitando sua energia positiva.

Ouça mais e fale menos

Você já reparou como a maioria das pessoas adora falar de si mesma? Bem, comece a reparar! Quando você dá a oportunidade de alguém falar sobre si, a tendência é que esta pessoa acabe por gostar de você. Uma vez, que inconscientemente, ela acredita que você se importa com ela, fazendo com que se sinta acolhida e confortável. Para causar uma primeira boa impressão, pergunte sobre como o outro se sente, estimule sua fala sobre si mesmo e com certeza, uma boa primeira impressão será garantida!

Encontre algo em comum

Conversar sobre algo em comum com outras pessoas não apenas garante uma boa conversa, como também gera empatia e identificação. Ao perceber que existe algo em comum entre você e a outra pessoa, não deixe de se expressar e aproveitar para expor o que conhece sobre o assunto. Isso fará com que ela se sinta confortável e confiante, podendo prolongar o momento de conversa entre vocês. Apenas cuidado para não esquecer do item anterior desta lista e acabar falando demais.

Não seja dono da verdade

Por mais que você acredite que está certo em relação à um determinado assunto, esteja disponível à respeitar a opinião dos demais. As pessoas pensam de forma diferente e ninguém gosta de alguém que fica tentando enfiar o que acha que é certo na cabeça das outras pessoas, certo? Mesmo que você precise expor a sua opinião, não repreenda ou haja como se soubesse mais do que as outras pessoas, elas certamente não vão gostar disso.

Ofereça-se para ajudar

Oferecer ajuda pode parecer que você é prestativo e que se importa com as outras pessoas. Porém só ofereça sua ajuda se estiver realmente disposto à cumprir com a sua palavra.

Lembre-se das pessoas

Todos nós gostamos de ser lembrados. Mesmo quando não lembramos de alguém, nos sentimos bem quando esta pessoa lembra-se de quem nós somos. Seja esta pessoa! Guarde os pequenos momentos vivenciados com outras pessoas e deixe-as saber que você se lembra delas. Fazendo isso, você demonstra que aquela pessoa é importante para você, isso fará com que ela se sinta especial e retribua à você com igual importância.

       Estas dicas podem te ajudar imensamente a criar uma boa impressão de si mesmo. Porém, o mais importante disso tudo é, seja você mesmo! Não mude apenas para agradar outras pessoas, seu disfarçe não durará por muito tempo e isso poderá lhe custar muito além de uma má reputação. As dicas acima servem para potencializar quem você realmente é e não como uma camuflagem. Antes das outras pessoas gostarem de você é importante que você goste de si mesmo e se admire, só desta maneira, poderá passar verdade em suas palavras e atitudes!