Você já parou para observar como anda se sentindo nas últimas semanas? Quais mudanças está tendo que enfrentar durante este período de crise? Como andam seus relacionamentos, seu trabalho, sua vida pessoal? A maneira como você percebe essas questões pode ser decisiva no que implica em cuidar da sua saúde emocional na quarentena.

Neste texto, vamos conversar sobre:

  • O Brasil é o país mais ansioso do mundo!
  • Porque há desequilibrio emocional no Brasil?
  • Dicas para manter o equilibrio emocional na quarentena.

       Você sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? Sim! Isso é verdade e esses dados vem da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados apontam que 18,6 milhões de brasileiros convivem com a ansiedade todos os dias, alguns com níveis mais moderados, outros com casos mais graves e até diagnóstico de um transtorno de ansiedade.
       Dizem que apenas quem já sofreu uma crise de ansiedade pode compreender o que isso significa. Falta ou excesso de ar, palpitação no peito, tontura, arrepios pelo corpo, confusão mental, dores pelo corpo, vontade de desaparecer são apenas alguns sintomas que acometem quem se reconhece com o problema.
       Mas não é apenas a ansiedade que cresce em nosso país. Também segundo a OMS, nós estamos em primeiro lugar na América Latina em casos de depressão. São quase 12 milhões de brasileiros convivendo com o transtorno depressivo, média considerada altíssima pelas estatísticas mundiais.
       Já os casos de estresse, também deixam a OMS em alerta. Estudos apontam que até 2021, esta será a maior causa de afastamento do trabalho.

Saúde emocional no Brasil

       Mas o que anda acontecendo para termos altos níveis de problemas emocionais e transtornos psicológicos?
       Viver no Brasil não é fácil. Em meio à pessoas calorosas, belas paisagens, comida boa, festividades e feriados se escondem problemas que preocupam grande parte da população. Lidar diariamente com a rotina das cidades, a violência, a sensação de que trabalhar nunca é o bastante, os problemas de se viver em sociedade, podem causar muita angústia, receios e insegurança.
       Se você já ouviu a frase "O Brasil não é para iniciantes", talvez compreenda sobre o que eu estou falando. Apesar de ser um lugar incrível, também apresenta problemas que precisam ser solucionados. E esta incerteza do futuro, diante de tanta desigualdade, problemas de saúde pública e de educação, não é de se espantar que a população conviva com ansiedade, depressão e estresse.
      Isso tudo, em épocas de normalidade. Porém, estamos em um momento delicado, onde as angústias mudam de foco, os receios também, porém ambos permanecem. A incerteza do amanhã deixa muitos de nós aflitos e desesperados e o pânico pode acometer boa parte da população, diante do caos propagado pelas mídias.
       Este, de fato, pode ser considerado um momento assustador. Nunca passamos por algo parecido. Um momento onde a tecnologia nos aproxima do que está acontecendo do outro lado do mundo. Um momento onde nos vemos diante de algo aparentemente incontrolável, observando a impotência de governos e pessoas.

Um alerta

       Para passar por esta crise, é necessário que sua saúde emocional durante a quarentena esteja equilibrada. Se deixar dominar pela sensação de ansiedade, insegurança e medo pode te fazer desenvolver uma crise de ansiedade ou depressão. Você precisa estar em alerta.
       Pode não ser fácil, porém, tentar manter a mente sã nesse momento é uma ótima opção para que você possa observar o momento atual de uma forma coerente e clara. Abaixo, seguem algumas dicas que podem te ajudar a equilibrar sua saúde emocional durante esta crise!

1 - Converse com sua família

       Aproveite para passar bons momentos ao lado de quem convive com você. Converse com quem está ao seu redor e busque manter um relacionamento equilibrado com seus familiares.
       Se dedicar por alguns momentos aos seus filhos pode te ajudar a desviar a atenção de notíciais negativas e alarmantes. Sem falar que pode ser um bom momento para fortes vínculos serem construídos em sua família.
       Faça uma programação caseira divertida. Assistir àquele filme com sua esposa, fazer exercícios com as crianças, cozinhar com a família são uma boa opção para cuidar de seu equilibrio emocional.

2 - Faça Call com seus amigos e parentes

       Nada como a tecnologia para nos aproximar de quem a gente ama! Faça chamadas de vídeo e converse com quem está longe de você.
       Lembre-se, este não é um momento para você abraçar seus amigos, colegas, familiares que estão distantes. Porém, não significa que vocês não podem aproveitar bons momentos juntos através de uma chamada de vídeo. Mantenha o vínculo com aqueles que você aprecia, tente fortalecer suas amizades e se mostre sempre presente através das redes sociais. Permancer muito tempo sozinho pode contrbuir para momentos angustiantes e melancólicos, então, aproveite a tecnologia e a use à seu favor.
       Cuide com carinho dos idosos de sua família. Sabemos que a Covid - 19 é extremamente agressiva para os mais velhos e para quem está no grupo de risco, que é formado por hipertensos, diabéticos e pessoas com problemas respiratórios. Portanto, tente poupar os que estão neste grupo de risco e os auxilie sempre que for necessário. Os ajude à fazer as compras, telefone para pedir medicamentos nas farmácias, e não os abrace.

3 - Abrace seu pet

       Os animais de estimação são uma excelente companhia quando nos sentimos solitários. Dedique um pouco do seu tempo para brincar com seu amigo pet, isso será benéfico tanto para você quanto para ele!
       Aproveite a quarentena para ajustar os laços entre você e o seu bichinho.  Com certeza ele irá apreciar passar um tempo ao seu lado! Se tiver que sair de casa para levá-lo para passear, não esqueça de higienizar suas patinhas ao chegar em casa!
       E lembre-se, se você estiver com sintomas de febre, tosse, dificuldade para respirar evite se aproximar demais do seu pet e tente fazer para ele apenas o necessário, impedindo-o de entrar no seu quarto. Ainda não sabemos o que este tipo de vírus pode fazer em animais, porém dois casos, até este momento, de animais com Covid - 19 foram confirmados. Um cachorrinho e um tigre.

4 - Faça terapia online
       Para te ajudar a enfrentar este momento difícil, conversar com um terapeuta de forma online pode ser muito bom para manter o controle de suas emoções e evitar situações de estresse, ansiedade e depressão.
       Fazer terapia irá prevenir que uma crise mais grave e um grande desequilibrio emocional sejam futuamente diagnosticados. Se você já possui diagnóstico de algum desequilibrio emocional, não deixe de continuar indo ao seu médico, tomando as medicações adequadas e continue a sua terapia de forma online. Estes cuidados são importantes para você manter suas emoções equilibradas e evitar que coisas mais graves possam acontecer.

Você acredita que pode estar sofrendo uma crise de ansiedade? No link abaixo, você pode realizar um teste para compreender melhor como você está se sentindo quanto à isso. Também nele é possível saber como andam seus níveis de estresse, se você pode estar com depressão e com problemas de interação social!

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