Não é difícil encontrar alguém que já teve algum momento de ansiedade. A nossa vida é formada de momentos que variam, desde os de maior tranquilidade e felicidade, aos de dificuldades e tristezas.

Neste texto você vai aprender:

  • O que é TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).
  • Caracteristicas de TAG.
  • Causas.
  • Tratamento.

É natural que nossa mente responda com ansiedade para certos acontecimentos ou obstáculos. Porém, quando essa ansiedade é intensa e acontece de forma inesperada, sem aparente justificativa, precisamos ficar em alerta.

Umas de suas principais características é o fato de que tal ansiedade ocorre de maneira intensa, geralmente em relação à um problema (nem sempre real), onde a pessoa se vê diante de tal preocupação, por pelo menos seis meses. Entre outras características, encontramos:

*Sensação de falta de ar (apesar de a pessoa conseguir respirar normalmente)

*Sensação de excesso de ar (como se não coubesse mais ar nos pulmões)

*Fadiga

*Insônia

*Tremores

*Tontura

*Aumento ou perda de apetite

*Dores em diversas partes do corpo

*Irritabilidade

*Dificuldade para se concentrar

*Taquicardia

*Hipertensão

*Dor de cabeça

*Dores no peito

A lista não é pequena e devemos ficar bem atentos aos sintomas. A preocupação excessiva pode prejudicar vários aspectos da nossa vida, como relacionamentos, ambiente de trabalho, família, sociabilidade. Quando estes setores da vida começam a ser afetados, o transtorno geralmente já se encontra em fase mais avançada, podendo desencadear outros comprometimentos mentais, como depressão e síndrome do pânico, por exemplo.

Para que o TAG seja diagnosticado pelo psiquiatra, é necessário que o paciente apresente, ao menos, três dos sintomas listados acima. É preciso também, que aquele que se encontra com o transtorno colabore em seu tratamento, que acontece por meio de sessões de terapia psicológica e psicofármacos receitados pelo médico.

Causas

As causas deste transtorno não são plenamente conhecidas pelos cientistas que afirmam haver hipóteses sobre as causas, porém, sem ter sido comprovadas pelos mesmos. Acredita-se que as causas do TAG estão ligadas à reações em alguns dos nossos neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina. Entre as possíveis causas, são apontados ainda, aspectos genéticos, estresse, qualidade de vida e menopausa.

A Cura

Sim, o Transtorno de Ansiedade Generalizada pode obter um quadro de melhora significativa, quando tratado da forma correta e o mais rápido possível, buscando evitar outros comprometimentos mentais, como citei acima. O tratamento ocorre com a busca por acompanhamento psiquiátrico que indicará a medicação necessária para atenuar os sintomas, enquanto que, em paralelo, um bom psicólogo auxilia o indivíduo a superar as questões que o afligem.

“Eu sentia que estava com falta de ar, porém meus pulmões estavam cheios. Não queria ver ninguém e me isolava no momento em que a crise atacava. Sentia o coração batendo forte e só conseguia me deitar e esperar passar” C.V., 29 anos.

“Só consegui descobrir o que eu tinha quando vi uma reportagem na TV sobre ansiedade. Infelizmente, esse assunto ainda não é muito exposto pela mídia, nós deveríamos conversar mais abertamente sobre ele.” L.S., 42 anos.

“Depois que comecei a realizar o acompanhamento médico e psicológico os sintomas foram diminuindo. Hoje eu sinto uma paz muito intensa e recuperei o controle dos meus pensamentos. Quando você tem TAG, não consegue controlar a sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento.” L.T. 34 anos.

“Temos que perceber que não estamos sozinhos. Existem ótimos profissionais para nos ajudar, mas  primeiro passo tem que ser nosso. É preciso que a gente queira sair daquela situação. Eu me isolava, com medo de tudo, e não queria ver ninguém, mas foi preciso! “ G.C. 23 anos.

Estes foram alguns depoimentos de pessoas que conheci. Elas tiveram crises de ansiedade, sendo diagnosticadas com TAG, e conseguiram dar a volta por cima cuidando de si mesmas! Nestes casos, nunca se deve deixar para depois. É preciso agir!

Busque o profissional mais adequado para ajudar você.

  Como encontrar o profissional mais adequado para ajudar você? Existem muitos tipos de terapias e diferentes perfis de profissionais no mercado de psicologia, cada um com uma especialidade específica.

Quando falo sobre o profissional mais adequado, quero me referir, ao profissional que possui maior preparo para lidar com cada caso, de forma específica. Levando em conta, as diversas especialidades da psicologia.

No site Expire Psicologia, você poderá encontrar o terapeuta mais adequado para te ajudar. Basta entrar no site, www.expire.com.br e escrever sobre o que está acontecendo na sua vida e como você está se sentindo. Sua mensagem será encaminhada à um de nossos terapeutas, com quem você poderá agendar suas sessões de atendimento online.

Com a terapia online, você poderá conversar com um psicólogo através do seu computador ou smartphone e realizar suas sessões do conforto, segurança e privacidade da sua casa, ou de onde você estiver, precisando apenas de uma conexão com internet!

Lembre-se, é muito importante dar o primeiro passo para evitar um grau mais avançado de ansiedade!

Clique aqui para solicitar acompanhamento psicológico!

Acesse: www.expire.com.br.

Encontrar o profissional mais adequado para cada caso pode:

  • Evitar que o tratamento dure mais do que o tempo necessário.

Este ponto nos ajuda a ser diretos e objetivos . Se o psicólogo tem preparo para cuidar de um determinado caso, isso faz com que não fiquemos andando em círculos durante a terapia. Certa vez, alguns anos atrás, atendi um rapaz, cuja a abordagem a ser utilizada em terapia, divergia da minha formação profissional. Porém, apenas depois do primeiro encontro, acabei por conhecer melhor o seu caso e percebi que a abordagem com a qual trabalho não seria a ideal para aquele paciente. Tivemos, então, que procurar um outro profissional com melhor perfil para atendê-lo. O que nos custou um certo tempo e atraso para o seu tratamento.

  • Economizar, mediante o fato de que o tratamento não durará mais do que o necessário.

Se encontramos o terapeuta adequado com maior facilidade, isso nos poupa não apenas tempo, mas também dinheiro. Evita que passemos por diversos profissionais, até encontrar aquele com a abordagem correta para nos auxiliar, agilizando, assim, o nosso caminho rumo à superação de nossos conflitos.

  • Focar nas necessidades únicas de cada paciente, desde o primeiro momento.

Quando iniciamos um tratamento psicológico, onde o psicólogo conhece previamente o caso de seu paciente, com a abordagem correta, consegue traçar as melhores possibilidades para conduzir o tratamento, se focando desde o início nas necessidades que o paciente apresenta.

O Site Expire encontra o melhor profissional de psicologia para te ajudar a superar os momentos de ansiedade, de acordo com as suas preferências e disponibilidade de horários.

Acesse: www.expire.com.br