Morar no exterior pode ser uma coisa complicada. É um momento onde você tem que recomeçar do zero em muitos aspectos, tem que aprender a lidar com a distância da família, novos costumes, um novo trabalho, talvez. E fazer amigos pode contribuir para você passar por tudo isso sem se sentir solitário!

Neste texto vou te dar umas dicas sobre:

  • Como você pode fazer amigos morando no exterior

       Os amigos de verdade sempre estão prontos para te ajudar, não importa a situação. Eles contribuem para que a vida seja mais leve e mais divertida, mesmo diante das dificuldades. Se você vai morar no exterior e não sabe como fazer novas amizades, estas dicas podem te ajudar!

01 - Aprenda o idioma

Amigos precisam conversar, correto? Quanto mais fluência no idioma local você tiver, mais fácil será para expressar suas ideias e conhecer novas pessoas. Não tenha medo de errar e pronunciar as palavras de forma errada! É arriscando que você aprende!

02 - Saia sozinho!

Mesmo que você se sinta mau em sair sem companhia, se ficar em casa, as chances de fazer amigos são praticamente nulas! Saia de casa, conheça novos lugares, interaja com os locais, peça informações quando precisar, tente deixar a timidez de lado nesse momento! Morar no exterior sempre pode te proporcionar conhecer lugares novos e até inusitados! Vá até um café na sua vizinhança ou ande de metrô para se aproximar dos moradores locais... tente agir como se fosse um deles!

03 - Aplicativos

Acesse aplicativos para conhecer pessoas! Essa prática é bastante comum em muitos países e te permite conversar com nativos do lugar e conhecer mais sobre a cultura e os costumes da região.

04 - More com habitantes locais

Essa opção existe quando você vai fazer agum intercâmbio, por exemplo! Dividir apartamento com outras pessoas pode ser bom para você conhecer mais gente e treinar o idioma local. Morar no exterior com outros estrangeiros também pode ser uma boa, pois eles também estarão tentando se encaixar e conseguir amigos!

05 - Hospede-se no Airbnb

Na casa de uma pessoa! Você pode alugar um quarto na casa de alguém e aproveitar para conhecer seu anfitrião! Já fiz vários amigos dessa maneira, com quem tenho contato até hoje! Nós saímos depois que a estadia terminou, jantamos juntos, tomamos cerveja... Pode ser uma ótima opção para começar uma amizade!

06 - Faça um curso

Fazer um curso pode ser uma boa pedida para encontrar pessoas novas! Pode ser um curso de apenas uma semana, ou de um ano, você é quem sabe! O importante é estar conectado com pessoas que curtem as mesmas coisas que você!

07 - Trabalho voluntário

Muitas pessoas trabalham em hostels, brechós, ongs, cafés apenas para conhecer pessoas. Ao fazer isso, você irá enriquecer com o aprendizado de idiomas, ajudar o próximo e, ainda compartilhar alguns momentos com colegas de trabalho.

08 - Entre em grupos de pessoas que estão no exterior

Existem centenas de grupos nas redes sociais formados para pessoas que moram fora do Brasil. Vez ou outra, os membros desses grupos acabam realizando encontros entre si, de acordo com a cidade e o país onde cada um se encontra. Pode ser uma oportunidade para conhecer tanto brasileiros, quanto extrangeiros.

09 - Ajude

Se você estiver diante de uma situação onde alguém precisa de sua ajuda, não exite em ajudar! As pessoas gostam quando alguém se disponibiliza de forma atenciosa e gentil, isso pode lhe render uma boa história!

10 - Abra a sua mente!

Morar no exterior e fazer amigos tem seus encantos, mas você precisa estar com a mente aberta para as diferenças culturais. Se tentar iniciar uma amizade com bloqueios ou julgamentos, certamente irá fracassar! Respeite as diferenças e aceite o outro com sua cultura e seus costumes! Mostre interesse pela cultura dele, seja uma pessoa curiosa sobre a vida no local onde ele vive e, as pessoas irão, cada vez mais, querer estar perto de você!

No link abaixo você pode fazer o teste para ver se você é uma pessoa sociável ou se precisa de ajuda para melhorar suas habilidades sociais!

CLIQUE AQUI PARA FAZER O TESTE!