Você sente que fazer terapia poderia te ajudar a equilibrar os momentos difíceis que você está vivendo, porém ainda não trabalha ou possui independência para arcar com os custos de uma terapia? Saiba qual é a melhor maneira de conversar com os seus pais!

  • Terapia para adolescentes
  • Terapia online, o que é?
  • Como conversar com seus pais

       Você está enfrentando problemas e sente que eles são pesados demais para carregar sozinho(a)? Eles atrapalham suas questões pessoais, seus relacionamentos, seu desempenho escolar e deixam você, cada vez mais angustiado(a)? Cuidar de si mesmo, nesse momento, pode ser fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e para obter equilibrio emocional na vida adulta!
       Fazer terapia na adolescência é uma oportunidade de previnir que problemas emocionais e mentais sejam desenvolvidos no futuro. É uma escolha sábia para quem pretende ter hábitos saudáveis, cuidar dos problemas, antes que estes se tornem mais amplos.
       Se você acha que uma terapia pode te ajudar a cuidar mais de si mesmo(a), quero te dar umas dicas de como você pode conversar com os seus pais para que eles percebam o seu desejo em se cuidar!

O que é terapia?

       Imagine você podendo conversar com um profissional capacitado para te ouvir. Sem julgar seus pensamentos e atitudes, te auxiliando a se tornar a melhor versão de si mesmo(a). O terapeuta estuda durante muitos anos para ajudar as pessoas a enxergarem suas próprias capacidades, suas qualidades e as melhores escolhas a serem tomadas, mudando padrões de comportamento que já estão ultrapassados.
       Pense em quais são os seus objetivos. Algo está te travando para conseguir realizá-los? O terapeuta pode te ajudar a descobrir o que te trava e como se portar diante de tudo isso para realizar os seus propósitos.

Terapia online para adolescentes!

       Uma grande ferramenta para realizar terapia na adolescência é a internet. Sim, hoje em dia, você pode fazer terapia sem precisar sair de casa ou de onde você estiver. Ela acontece por meio de seu computador ou smartphone, onde você se conecta, geralmente uma vez por semana, com o seu terapeuta.
       Igualzinha à terapia realizada em uma clínica de psicologia, a terapia online ainda proporciona maior liberdade de tempo, segurança, conforto e economia!

Como assim?

- Liberdade de tempo: Seus pais não precisam te levar para os acompanhamentos psicológicos, pois você pode conversar com um psicólogo de um lugar tranquilo na sua casa!
- Segurança: Uma vez que não precisa ir ao consultório do terapeuta, você não fica exposto à violência das cidades!
- Conforto: Pode fazer as sessões de terapia do seu quarto ou de um ambiente que ache confortável.
- Economia: Seus pais economizam com gasolina, uber, metrô, uma vez que você não precisa ir até o psicólogo!

Agora que você já compreendeu muito bem o que é terapia, vamos conversar sobre como conversar com os seus pais que você precisa de terapia!

Preconceito e terapia

       Há décadas atrás, a terapia era vista como um tratamento para cuidar de doentes mentais. Talvez você já tenha ouvido a frase "Terapia é coisa de gente maluca!", porém, esse conceito de terapia já caiu por terra há muito tempo! Hoje, com o caos da nossa sociedade, com um dia a dia corrido e cheio de estresse, muitas pessoas acabam sofrendo crises de ansiedade, transtornos alimentares, depressão. É saudável cuidar de si mesmo, tanto em aspectos físicos, como fazer exercícios e ter uma boa alimentação, como em aspectos mentais e emocionais e a terapia contribui para o equilibrio emocional, que contribui de forma direta para como você irá enxergar a sua vida na vida adulta.

Dicas simples para conversar sobre terapia com os seus pais

01 - Explique como se sente
Mesmo que não se sinta à vontade para falar abertamente sobre os seus problemas com sua família, tente deixar claro como você se sente. Diga que algo te incomoda e que uma terapia poderia ajudar você à lidar melhor com essa situação.

02 - Mostre seu desempenho escolar!
Se o que você está passando afeta seu desempenho escolar, mostre seu boletim para seus pais e justifique com a fase complexa pela qual está vivenciando! Aprender a lidar com essa fase, pode fazer com que você melhore seu desempenho na escola.

03 - Converse sobre terapia online
Pois, dessa forma, você nem precisaria sair de casa para fazer terapia, eles economizam em suas sessões e você cuida de si mesmo(a).

04 - Fale sobre seus objetivos pessoais
Mostre para os seus pais quais são os seus propósitos com a terapia. O que ela pode te ajudar a desbloquear que fará você atingir os seus objetivos, sejam eles fazer vestibular, fazer um intercâmbio, aprender um novo idioma.

05 - Apresente uma plataforma de terapia online segura
Mostre para os seus pais que já pesquisou sobre o assunto. Apresente para eles a Expire Psicologia, uma plataforma segura de atendimento online, onde eles podem ter acesso aos planos de terapia e à um atendimento exclusivo e diferenciado.

06 - Negocie com os seus pais
Para investir em sua terapia, é provável que eles peçam uma contrapartida. Seja mais dedicação na escola, ajuda nos afazeres domésticos, horário definido para dormir, por exemplo. Esteja disposto à negociar certas coisas que, no geral, são para o bem de toda a família!

       No fim das contas, lembre-se, os seus pais te amam e se preocupam com você. Eles não farão nada que acreditem não ser saudável para você. Evite discutir com eles e dialogue, buscando deixar claro o seu ponto de vista!
       Um detalhe importante, ao fazer terapia, o terapeuta não revelará nada do que for dito por você à seus pais ou à ninguém. O espaço da terapia é apenas seu e nele, você poderá abordar o assunto que deseja, sem julgamentos. O profissional atua de acordo com um Código de Ética que implica em manter sigilo sobre todos os seus atendimentos! Fique esperto!

No link abaixo você pode realizar alguns testes para saber como andam seus níveis de ansiedade, depressão, autoestima. Também há testes relacionados à transtornos alimentares e relacionamento abusivo! Dá uma conferida!

CLIQUE AQUI PARA FAZER ESTE E OUTROS TESTES!